Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fátima faz palestra para alunos da São Lucas sobre exploração sexual infanto-juvenil


O tema exploração sexual na infância e adolescência é tema de palestra que a senadora Fátima Cleide(PT) faz hoje(18) para estudantes e professores da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, a partir das 20 h.  Lei federal instituiu este dia como o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual.

"Este tema desperta muita indignação na sociedade brasileira, mas para combatermos os diversos crimes ligados à sexualidade de nossas crianças e adolescentes é preciso que a sociedade faça sua parte, mudando comportamento cultural alimentado pelo preconceito, pela visão sexista e autoritária, que impõe às nossas crianças e jovens uma relação de submissão, os tornando vulneráveis às práticas criminosas", avalia a senadora.  

Ele deverá abordar em sua palestra o dossiê entregue à Frente Parlamentar da Criança e Adolescente que trata de respostas da Justiça e outras instituições aos casos emblemáticos investigados pela CPMI da Exploração Sexual durante os anos de 2003-2004. "O dossiê é parcial, porque não houve retorno aos questionários enviados aos 18 Estados em que os casos emblemáticos foram alvo da CPMI. A idéia é a Frente Parlamentar, com apoio permanente dos movimentos sociais, acompanhar os desdobramentos dos inquéritos e processos instalados".

A contribuição do legislativo brasileiro no sentido de aperfeiçoar legislações existentes, com o objetivo de incluir novas tipologias para crimes verificados na atualidade ou promover novos conceitos em função de mudanças na sociedade é outra vertente da palestra. A CPMI apresentou na época cinco projetos de lei que alteram o Estatuto da Criança e Adolescente, o Código Penal e o Código de Processo Penal.

"Estes projetos foram aprovados no Senado em 2005, e encaminhados à Câmara. Somente este ano é que a Câmara os colocou em votação, faltando votar dois deles. O principal que falta votar  é o que altera substancialmente o Capitulo VI do Código Penal, oferecendo nova conceituação para o crime de estupro e criando tipologia para crimes inexistentes no Código, como o tráfico interno de pessoas", explica a senadora.    

Após a palestra da senadora, o debate prossegue com exposição da promotora da Infância e da Juventude, Amanda Souza de Oliveira Cabral e de representante do Projeto Acolher.      

Buritis

Neste sábado, Fátima Cleide marca presença em Buritis, para participar da entrega de sete máquinas de beneficiamento de arroz a igual número de associações de pequenos produtores rurais do municípios. "Com estas máquinas os produtores poderão vender o arroz direto para os supermercados, sem necessidade de intermediários, uma vez que poderão fazer a limpeza e embalagem do produto", diz a senadora. A aquisição das máquinas resulta de emenda individual ao Orçamento Geral da União apresentada pela parlamentar.

Fonte:Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

Cultura em Foco: CEPC-RO promove escutas para planejamento da execução da PNAB em Rondônia

A Lei nº 14.399, de 08 de julho de 2022, que institui a PNAB (Política Nacional de Apoio à Cultura), representa um avanço significativo para o setor

Prefeitura oferece aula de ballet gratuita na zona Leste de Porto Velho

Prefeitura oferece aula de ballet gratuita na zona Leste de Porto Velho

Nesta segunda-feira (29) é comemorado mundialmente o dia da dança, por ser o dia do nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um dos criadores d

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)