Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Fátima faz palestra para alunos da São Lucas sobre exploração sexual infanto-juvenil


O tema exploração sexual na infância e adolescência é tema de palestra que a senadora Fátima Cleide(PT) faz hoje(18) para estudantes e professores da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, a partir das 20 h.  Lei federal instituiu este dia como o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual.

"Este tema desperta muita indignação na sociedade brasileira, mas para combatermos os diversos crimes ligados à sexualidade de nossas crianças e adolescentes é preciso que a sociedade faça sua parte, mudando comportamento cultural alimentado pelo preconceito, pela visão sexista e autoritária, que impõe às nossas crianças e jovens uma relação de submissão, os tornando vulneráveis às práticas criminosas", avalia a senadora.  

Ele deverá abordar em sua palestra o dossiê entregue à Frente Parlamentar da Criança e Adolescente que trata de respostas da Justiça e outras instituições aos casos emblemáticos investigados pela CPMI da Exploração Sexual durante os anos de 2003-2004. "O dossiê é parcial, porque não houve retorno aos questionários enviados aos 18 Estados em que os casos emblemáticos foram alvo da CPMI. A idéia é a Frente Parlamentar, com apoio permanente dos movimentos sociais, acompanhar os desdobramentos dos inquéritos e processos instalados".

A contribuição do legislativo brasileiro no sentido de aperfeiçoar legislações existentes, com o objetivo de incluir novas tipologias para crimes verificados na atualidade ou promover novos conceitos em função de mudanças na sociedade é outra vertente da palestra. A CPMI apresentou na época cinco projetos de lei que alteram o Estatuto da Criança e Adolescente, o Código Penal e o Código de Processo Penal.

"Estes projetos foram aprovados no Senado em 2005, e encaminhados à Câmara. Somente este ano é que a Câmara os colocou em votação, faltando votar dois deles. O principal que falta votar  é o que altera substancialmente o Capitulo VI do Código Penal, oferecendo nova conceituação para o crime de estupro e criando tipologia para crimes inexistentes no Código, como o tráfico interno de pessoas", explica a senadora.    

Após a palestra da senadora, o debate prossegue com exposição da promotora da Infância e da Juventude, Amanda Souza de Oliveira Cabral e de representante do Projeto Acolher.      

Buritis

Neste sábado, Fátima Cleide marca presença em Buritis, para participar da entrega de sete máquinas de beneficiamento de arroz a igual número de associações de pequenos produtores rurais do municípios. "Com estas máquinas os produtores poderão vender o arroz direto para os supermercados, sem necessidade de intermediários, uma vez que poderão fazer a limpeza e embalagem do produto", diz a senadora. A aquisição das máquinas resulta de emenda individual ao Orçamento Geral da União apresentada pela parlamentar.

Fonte:Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)