Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Famílias antilhanas buscam apoio para as comemorações de 50 anos da Independência de Barbados


 Famílias antilhanas buscam apoio para as comemorações de 50 anos da Independência de Barbados - Gente de Opinião

Descendentes de famílias que fizeram parte do histórico processo migratório no Estado de Rondônia, no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, estiveram em reunião nesta terça-feira (21) com o Gerente Regional, Robinson Percy Holder e Coordenação de Responsabilidade Social da Eletrobras Eletronorte.

Os Representantes das comunidades das Antilhas residentes em Porto Velho estão planejando uma viagem à América Central com o foco nas comemorações dos 50 anos da Independência de Barbados, país que mais enviou trabalhadores para o Estado no final do século XIX e início do XX.

As comemorações serão em julho e agosto e a visita à Sede da Regional foi para buscar apoio para a ida de um grupo de vinte pessoas para o quinquagenário de independência do país antilhano. “Ficamos muito felizes com a recepção de representantes da Empresa, pois sabemos que a Eletrobras Eletronorte sempre foi parceira nos projetos sociais do Estado. Nos sentimos valorizados já que nossos pais e avôs contribuíram com Rondônia durante a construção da ferrovia em meio a Selva Amazônica, monumento histórico desta terra querida”, disse a professora Úrsula Maloney.

A historiadora Cledenice Blackman que vem resgatando a história das famílias antilhanas para a publicação de um livro, também esteve na reunião. “A Eletrobras Eletronorte tem dado apoio às nossas raízes e valorização do negro. É tanto que vem realizado com maestria fóruns e debates sobre os direitos e conquistas ao longo dos anos. O apoio de Empresa que tem esta atitude é muito importante para as nossas comunidades”, explicou Cledenice.

Como parte das comemorações, as famílias participarão no próximo sábado, 25, de uma sessão de fotos na Estrada de Ferro Madeira Mamoré. As fotos foram solicitadas pela Embaixada de Barbados e serão expostas durante as comemorações no país”, disse Cledenice Blackman.

Homenagem e valorização aos barbadianos

Este ano a Eletrobras Eletronorte planeja cooperar com a organização da 3ª edição da Semana da Consciência Negra com o tema: 50 anos da Independência de Barbados. Dentre as atividades estarão: Debates, Fóruns, Exposição de Fotografia, Minicurso com destaque para culinária barbadiana, Audiência Pública na Assembleia Legislativa e ainda inclusas na programação visitas em locais onde concentraram as famílias (Alto do Bode/Madeira Mamoré/ Candelária).

A elaboração das atividades terá o apoio e participação das famílias homenageadas. A coordenação do evento pretende trazer mais uma vez a Embaixadora de Barbados, Yvete Godard.

Sobre os países Antilhanos x Barbados

Integram os países nas Antilhas Inglesas que pertentecem à América Central: Jamaica, Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada, Trinidad, Tobago e outras Ilhas.

Barbados, o país que concentrou grande parte da força de trabalho em Rondônia vinda do caribe só tornou-se independente do Reino da Comunidade de Nações em 1966, mantendo a rainha Isabel II como Chefe de Estado. O país tem uma população de 277 821 habitantes, a maioria de ascendência africana. Apesar de ser classificada como uma ilha do Atlântico, Barbados é considerada uma parte do Caribe, sendo um importante destino turístico e uma das ilhas mais desenvolvidas da região. A capital do país é Bridgetown, que é também sua maior cidade.
 
Fonte: Terezinha Félix de Brito Pantoja

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio