Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição Queimadas é a nova atração da Galeria Palácio que estará aberta ao público de 3 a 31 de outubro


Gente de Opinião

Exposição estará aberta ao público de 3 a 31 de outubro

A exposição “Queimadas”, que estará aberta ao público a partir da próxima segunda-feira (3), na Galeria Palácio que fica no térreo do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, retrata a triste realidade das queimadas que ocorrem em Rondônia, no período de estiagem. A exposição é do fotógrafo, documentarista e bacharel em turismo Luiz Brito, que desde 1995 começou a registrar a destruição causada pelas queimadas no estado.

Luiz Brito é filho da terra, nasceu em Porto Velho, quando Rondônia ainda era Território Federal do Guaporé. O artista é filho do ferroviário Glauco de Vieira Brito e da professora de artes industriais, Lídia dos Anjos Brito.

Ele começou a registrar a destruição provocada pelas queimadas em 1995, e desde então nunca mais parou. Para o artista, as queimadas das florestas rondonianas e amazônicas é o fim das vidas, de árvores e milhares de micros existentes que ainda são desconhecidas, tudo isso em nome da ganância e ambição do homem que só visa lucro.

Segundo o assessor da Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos (Sugesp), Paulo Henrique da Rosa Peres, a Galeria do Palácio Rio Madeira é um espaço exclusivo para os artistas de Rondônia, e também para que os servidores e público em geral conheçam e prestigiem este trabalhos. A exposição estará aberta ao público a partir das 7h30 da próxima segunda-feira. “Qualquer pessoa pode prestigiar a exposição, basta fazer o cartão de visitante na entrada do Palácio Rio Madeira, apresentando um documento oficial de identificação”, explicou.

As obras ficarão expostas até o dia 31 de outubro e estará aberta diariamente das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. Artistas que tiverem interesse em expor seus trabalhos na Galeria do Palácio devem procurar a Sugesp ou a Superintendência de Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel) para fazer o pré-agendamento.

Leia mais:
‘Amazônia Negra’ inaugura galeria de artes do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)