Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição que celebra cultura quilombola marca encerramento de oficina de fotografia em Rondônia

A exposição contou com mais de 100 fotografias.


Fotos: Washington Kuipers - Gente de Opinião
Fotos: Washington Kuipers

A vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz, situada no município de Pimenteiras do Oeste (RO), recentemente foi o epicentro de uma celebração cultural marcante. No final de abril, a "3ª Exposição Fotográfica: Faces do Quilombo" marcou o encerramento da "3ª Oficina de Fotografia: Faces do Quilombo", um projeto que capacitou 100 alunos entre os meses de fevereiro e abril de 2024. 

Idealizado e coordenado pela produtora cultural, Andréia Machado, o projeto foi fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 - Artes Visuais. O objetivo primordial dessa iniciativa foi fortalecer as identidades quilombolas, celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira e combater o racismo, utilizando a poderosa linguagem da fotografia. 

A exposição fotográfica atraiu membros da comunidade quilombola de Santa Cruz, estudantes, professores, bem como alunos de escolas dos municípios vizinhos de Cerejeiras e Colorado do Oeste que apreciaram o evento. Os visitantes foram agraciados com mais de 50 fotografias que capturaram o cotidiano e a vibrante cultura da comunidade quilombola, destacando sua singularidade e vitalidade.

As imagens expostas foram capturadas pelos fotógrafos Washington Kuipers, Andréia Machado e Márcio Guilhermon, juntamente com os trabalhos dos alunos participantes da oficina. A exposição, classificada para todos os públicos, foi realizada na escola pública Inácio de Castro, das 7h às 17h, no dia 29 de abril, e foi aberta gratuitamente a toda a comunidade, democratizando o acesso à arte e à cultura local. 

Izabel Mendes, uma remanescente quilombola, expressou sua admiração pela exposição: “Foi emocionante ver as fotografias da nossa comunidade. A exposição estava linda, parabéns a todos que participaram do projeto”. Durante o evento, os alunos também receberam certificados de participação na oficina, reconhecendo seu empenho e dedicação. 

Andréia Machado expressou sua gratidão a todos os envolvidos: “Agradeço a todos que prestigiaram a exposição fotográfica. Agradeço de coração novamente à Fundação Nacional de Artes - Funarte pelo apoio que tornou possível a realização deste projeto tão significativo para valorizar a cultura quilombola na Amazônia e promover a inclusão através das artes visuais. Parabéns aos alunos da oficina, foi uma experiência incrível. Gratidão a todos”, disse Andréia Machado. 

Essa exposição não apenas enriqueceu o panorama cultural de Pimenteiras do Oeste, mas também deu vida ao legado e à história da comunidade quilombola de Santa Cruz, inspirando uma apreciação mais profunda da diversidade que molda a identidade brasileira.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cia de Artes Evolução participa de mais uma edição do projeto ‘Sesc 52’

Cia de Artes Evolução participa de mais uma edição do projeto ‘Sesc 52’

A Cia de Artes Evolução encerrou, na última sexta-feira, mais uma participação no projeto Sesc 52. Esta é a 2ª vez que a Cia participa do projeto, c

Lançamento Oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no dia 31

Lançamento Oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá acontece no dia 31

No dia 31 de maio, o governo de Rondônia promove o lançamento oficial da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá. O evento vai acontecer às 19h, em u

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Livro de contos desafia a imaginação entre realidade e subjetividade

Mergulhar nas profundezas da existência e refletir a dualidade entre realidade e subjetividade. Essa é a experiência literária que a poeta e escrito

Padre Júlio Lancellotti

Padre Júlio Lancellotti

Escrita pelo multipremiado escritor paulistano Luiz Eduardo de Carvalho e apresentada com linguagem objetiva, predominantemente jornalística, salpic

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)