Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exposição com mais de 100 obras sacras do Vaticano


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – A Jornada Mundial da Juventude, em junho no Rio de Janeiro, que trará o papa Bento XVI ao Brasil, envolve uma série de atividades. Uma das principais é a exposição Nas Pegadas do Senhor, que reúne cerca de 100 obras de arte de museus do Vaticano e da Itália. A exposição estará aberta ao público de 11 de junho a 15 de setembro no Museu Nacional de Belas Artes. Obras de artistas renomados, como Leonardo da Vinci e Correggio, poderão ser vistas.

Segundo especialistas, a exposição é a mais importante realizada na América Latina. De acordo com os organizadores do evento, o lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 - "Ide e Fazei Discípulos entre Todas as Nações" - motivou a exposição. Detalhes sobre a mostra e demais eventos podem ser obtidos no endereço eletrônico http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/1066/jmj-rio2013-vai-ter-exposicao-de-obras-primas-do-vaticano.

A exposição está organizada em três etapas. Na primeira, denominada Cristo: Via de Salvação, estão obras com os temas Face de Cristo, Paixão de Cristo, Ressurreição e Incredulidade de Tomé, além de Cristo e a Adúltera e A Parábola do Filho Pródigo. As obras são de artistas como Beato Angélico, Melozzo da Forli, Leonardo da Vinci, Bernini e Correggio.

Na segunda etapa - Vocação e Missão dos Apóstolos - relativa à Nossa Senhora e aos discípulos cristãos, há obras de Michelangelo, Pinturicchio, Perugino, Sassoferrato e ícones bizantinos. Na última fase da exposição, chamada Os Santos: Modelos a Imitar, serão expostas pinturas e uma série de relicários de artistas como Annibale Carracci, Guido Reni e Caravaggio.

Há dois dias, uma comitiva brasileira esteve em Roma para uma reunião com o diretor de Museus do Vaticano, Antonio Paolucci. Participaram do encontro o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior, o gerente de Atos Culturais da Jornada da Juventude Mundial, Gustavo Ribeiro, e a diretora do Museu Nacional de Belas Artes, Monica Xexeo, além do professor Giovanni Morello, curador da mostra, Marcello Bedeschi, presidente da Fundação João Paulo II, e Andrea Carignani, responsável pelas mostras dos museus do Vaticano.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)