Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Expansão sem controle causa problemas em Rondônia


 
Apesar das conseqüências negativas do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI) ainda não serem tão sentidas na UFSM, outras universidades estão em situação quase de calamidade por causa do decreto do governo federal. Exemplo disso é a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que tem suas condições de trabalho denunciadas há algum tempo pela ADUNIR, seção sindical do ANDES-SN..

Durante o 30º Congresso do ANDES, realizado entre os dias 14 e 20 de fevereiro, em Uberlândia (MG), a professora Valterlina Brasil, presidente da ADUNIR, além de preparar uma moção de repúdio à situação e de colar nos corredores recortes de jornal que explicavam a situação, também falou à assessoria de imprensa da SEDUFSM sobre os problemas enfrentados pelos docentes da UNIR.

Para Valterlina o grande problema encontrado em Rondônia hoje é a estrutura física da universidade: “com a implantação do REUNI vimos uma série de obras não concluídas dentro da universidade e um grande desgaste das estruturas já existentes. Hoje, alguns prédios não têm banheiro, e os banheiros que existem são em pavimentos superiores, ou seja, tem que chegar lá de escada, o que é ruim para idosos e cadeirantes. Não há água disponível para beber. O lixo não é retirado com a regularidade necessária. As sobras de material das obras não seguem padrão de segurança algum. A própria UNIR não segue padrões de segurança em relação à instalação elétrica e a possíveis incêndios”.

A professora também lamenta que os alunos tenham se “acostumado” à situação, e não se manifestem contra a precarização da universidade: “os alunos já até consideram normal estar em uma sala de aula onde o ar-condicionado pinga, molha. Normal não ter luz no campus à noite, não ter segurança. O campus de Porto Velho é constantemente roubado. Parece lenda, mas roubaram um barco durante o dia dentro da universidade”.

A ADUNIR vem tentando lutar contra as situações encontradas na universidade. Os docentes já foram ao Ministério Público, ao Ministério Público do Trabalho e à imprensa diversas vezes. Mas, infelizmente, segundo Valterlina, as condições de trabalho não melhoraram, apenas pioraram: “nós hoje varremos as salas, lavamos os laboratórios, digitamos e protocolamos documentos, carregamos caixas. Não temos condições de trabalhar”, finaliza a professora e sindicalista.

Fonte: Ascom/Adunir
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)