Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Exame de Ordem da OAB terá questões sobre prerrogativas


A Ordem dos Advogados do Brasil vai intensificar ainda mais o trabalho pela valorização das prerrogativas profissionais que asseguram ao advogado a liberdade na defesa de seu cliente e na defesa da cidadania. Um dos passos a ser dado inicialmente, será a inclusão nas provas do Exame de Ordem de questões relativas ao assunto. A decisão surgiu no I Encontro Nacional das Comissões de Prerrogativas que aconteceu na sede do Conselho Federal da OAB, em Brasília, dia 17, e que contou com a participação da presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB Rondônia, advogada Keila Maria de Oliveira.

O encontro, que tem por objetivo promover debates em busca de soluções práticas para os problemas enfrentados pelas Seccionais, foi marcado pela participação dos presidentes de comissões do Nordeste que, segundo relatos, sofrem ainda o terrorismo imposto pelo coronelismo, principalmente nos estados do Maranhão e da Bahia.

Para amenizar as violações às prerrogativas e identificar onde há uma maior incidência do desrespeito aos direitos do advogado, Keila Maria disse que a OAB fará o levantamento de todos os advogados presos no Brasil e verificará se eles são mantidos em ‘Salas de Estado Maior’. “O advogado, quando preso, deve ser mantido em sala sem grades ou em prisão domiciliar. O que vemos hoje é advogado em cela especial ou em cela comum. E isto também é um agravo ao profissional”, observa Keila.

Visando um debate mais amplo sobre o assunto, a OAB promoverá semestralmente reunião com os presidentes das Comissões de Prerrogativas.

A não inclusão ou o desinteresse pela disciplina de prerrogativas nas faculdades também foi apontada como um dos principais fatores que contribuem para o desrespeito às prerrogativas profissionais. Segundo Keila Maria, a má formação dos bacharéis em direito – alguns com o mínimo de conhecimento, sobre suas prerrogativas – é responsável por muitas violações. “No encontro, em Brasília, ficou acertado que as provas do Exame de Ordem deverão conter no mínimo cinco questões referentes às prerrogativas”, destacou.

A sugestão de implantação da disciplina de noções básica direito nas escolas públicas e particulares de Rondônia, citada por Keila Maria no evento, foi aplaudida e, segundo alguns presidentes de Comissão de Prerrogativas, pode minimizar em muito os problemas relativos ao desconhecimento dos direitos e deveres do advogado.

Fonte:  OAB-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)