Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Estudantes se encantam com 'Histórias da Mãe África'



Alunos das escolas municipais São Pedro e Darcy Ribeiro lotaram o Teatro Banzeiros no final de semana para assistir ao espetáculo “Histórias da Mãe África”, estrelado pela atriz Priscila Camargo. Durante uma hora, ela contou histórias que fazem parte da cultura africana, interagiu com a platéia, cantou e até brincou com as crianças. Ao final da apresentação, agradeceu a receptividade e disse que incluiu Porto Velho em sua turnê porque tinha muita vontade de conhecer a cidade e as pessoas.

Priscila Camargo disse que vai levar uma grande experiência. “As pessoas são muito alegres, calorosas e as crianças interagiram muito bem durante o espetáculo”, comentou. A atriz também declarou que o objetivo das histórias é transmitir cultura, conhecimento da humanidade e de vida para as crianças. “A gente precisa aprender para ser mais feliz e preservar os valores”, acrescentou. Ela também elogiou a iniciativa da prefeitura, através da Fundação Cultural Iaripuna.

O espetáculo começou com uma música que exalta a cultura africana, cantada pelos músicos Marcelo Daguerre e Anderson Vilmar, que acompanham a atriz em todas as suas apresentações. Em seguida, Priscila apresentou um fantoche que, segundo ela, representa os contadores de histórias da África. No cenário simples, apenas com um mapa do continente africano ao fundo e duas esculturas características da do local, uma de cada lado, a atriz devidamente caracterizada utiliza bichos de pelúcia como ilustrações para contar as histórias, cantar e interagir com a platéia. As interpretações são tão perfeitas que as crianças ficam em total silêncio.

Pesquisa

De acordo com o produtor da peça, Sérgio Miguel Braga, Priscila pesquisou a fundo a cultura africana para transmitir esses conhecimentos em forma de histórias para os estudantes do Brasil. Para ele que também é ator e acostumado a apresentar espetáculos de dramaturgia, é uma experiência nova, mas muito gratificante. “Histórias têm poder de fazer as pessoas refletirem, conhecer outras culturas, povos e tradições”, afirmou.

Na avaliação do diretor do Departamento de Artes da Fundação Iaripuna, Gregório da Silva (Greg), Priscila Camargo, com sua forma toda peculiar de contar as histórias e interagir com a platéia, consegue transmitir toda magia, encanto e beleza da cultura africana e de outros povos. “O evento não serviu apenas para as crianças, mas também para os artistas locais, que passam a ter uma visão mais ampla sobre outros tipos de espetáculos, cenário e o repertório musical”, afirmou.

Elogios

Os estudantes Ana Morais e William Sales, ambos da Escola São Pedro, gostaram da apresentação de Priscila Camargo. “Foi muito legal. Aprendi muitas coisas sobre a África”, disse Ana. Para William, o que mais o encantou foram as ilustrações, as músicas e a forma como a atriz se comunicou com o público durante sua apresentação.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)