Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Estudantes se encantam com 'Histórias da Mãe África'



Alunos das escolas municipais São Pedro e Darcy Ribeiro lotaram o Teatro Banzeiros no final de semana para assistir ao espetáculo “Histórias da Mãe África”, estrelado pela atriz Priscila Camargo. Durante uma hora, ela contou histórias que fazem parte da cultura africana, interagiu com a platéia, cantou e até brincou com as crianças. Ao final da apresentação, agradeceu a receptividade e disse que incluiu Porto Velho em sua turnê porque tinha muita vontade de conhecer a cidade e as pessoas.

Priscila Camargo disse que vai levar uma grande experiência. “As pessoas são muito alegres, calorosas e as crianças interagiram muito bem durante o espetáculo”, comentou. A atriz também declarou que o objetivo das histórias é transmitir cultura, conhecimento da humanidade e de vida para as crianças. “A gente precisa aprender para ser mais feliz e preservar os valores”, acrescentou. Ela também elogiou a iniciativa da prefeitura, através da Fundação Cultural Iaripuna.

O espetáculo começou com uma música que exalta a cultura africana, cantada pelos músicos Marcelo Daguerre e Anderson Vilmar, que acompanham a atriz em todas as suas apresentações. Em seguida, Priscila apresentou um fantoche que, segundo ela, representa os contadores de histórias da África. No cenário simples, apenas com um mapa do continente africano ao fundo e duas esculturas características da do local, uma de cada lado, a atriz devidamente caracterizada utiliza bichos de pelúcia como ilustrações para contar as histórias, cantar e interagir com a platéia. As interpretações são tão perfeitas que as crianças ficam em total silêncio.

Pesquisa

De acordo com o produtor da peça, Sérgio Miguel Braga, Priscila pesquisou a fundo a cultura africana para transmitir esses conhecimentos em forma de histórias para os estudantes do Brasil. Para ele que também é ator e acostumado a apresentar espetáculos de dramaturgia, é uma experiência nova, mas muito gratificante. “Histórias têm poder de fazer as pessoas refletirem, conhecer outras culturas, povos e tradições”, afirmou.

Na avaliação do diretor do Departamento de Artes da Fundação Iaripuna, Gregório da Silva (Greg), Priscila Camargo, com sua forma toda peculiar de contar as histórias e interagir com a platéia, consegue transmitir toda magia, encanto e beleza da cultura africana e de outros povos. “O evento não serviu apenas para as crianças, mas também para os artistas locais, que passam a ter uma visão mais ampla sobre outros tipos de espetáculos, cenário e o repertório musical”, afirmou.

Elogios

Os estudantes Ana Morais e William Sales, ambos da Escola São Pedro, gostaram da apresentação de Priscila Camargo. “Foi muito legal. Aprendi muitas coisas sobre a África”, disse Ana. Para William, o que mais o encantou foram as ilustrações, as músicas e a forma como a atriz se comunicou com o público durante sua apresentação.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba

A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira

A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)

O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

Gente de Opinião Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)