Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Espetáculo 'O Topo Do Mundo' encerra sua temporada


Gente de Opinião
 

O espetáculo é parte do projeto “Reabilitando pela arte: cultura da paz pela não violência” da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), executado pela Associação Cultural do Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda) e pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e  pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

O projeto existe há mais de 16 anos em Rondônia e tem como público alvo os internos do regime fechado dos Presídios Urso Branco e Centro de Ressocialização Vale do Guaporé. A primeira experiência cênica nos presídios de Rondônia foi realizada com o premiado espetáculo Bizzarrus, que permaneceu por mais de 15 anos em cartaz, percorrendo por sete capitais brasileiras.

Segundo o diretor da peça, Marcelo Felice, o teatro é uma ferramenta essencial no processo interno de cada reeducando envolvido nas atividades; os internos passam por processo de desconstrução e reconstrução de si mesmos.

Sobre a peça

O Topo do Mundo aborda a história de cada reeducando a partir da metodologia do Eneagrama: ferramenta de autoconhecimento aplicado ao estudo da personalidade, que descreve detalhadamente o caráter humano e suas dinâmicas internas, utilizando as nove maneiras básicas do ser humano pensar, sentir e se comportar no mundo.

Todo processo de criação e formação das cenas se desenvolve na areia do deserto, onde “buscadores da verdade”, se deparam com o inevitável: “as prisões internas” levando-os a reflexões e desafios pela busca do seu melhor, retomando a aspectos particulares de suas infâncias e jornadas, transformando toda a limitação em pleno desenvolvimento individual.

Fonte: Seae

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)