Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Espetáculo de Ji-Paraná/RO “Onde Morrem os Pássaros?” inicia turnê nacional com apresentações gratuitas

Contemplado no Edital Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz - Funarte Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional


Espetáculo de Ji-Paraná/RO “Onde Morrem os Pássaros?” inicia turnê nacional com apresentações gratuitas - Gente de Opinião

A Cia de Artes Clandestinos, de Ji-Paraná (RO), inicia no dia 23 de abril a circulação nacional do espetáculo “Onde Morrem os Pássaros?”, contemplado pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023. O projeto percorre três importantes regiões brasileiras — Norte, Centro-Oeste e Nordeste — com apresentações nas cidades de Rio Branco (AC), Brasília (DF) e Recife (PE).

Serão duas sessões gratuitas em cada cidade, seguidas de bate-papo com os atores, o músico da peça e psicóloga convidada, promovendo uma conversa acolhedora sobre saúde mental. A circulação contempla ainda a oficina formativa “O Texto do Silêncio”, ministrada pelo dramaturgo e diretor Rafael Rogante.

A montagem, com direção de Fabiano Barros, traz em cena os atores Artur Nestor e Rafaela Oliveira, que conduzem o público por uma narrativa sem palavras, guiada por imagens, sons e ações físicas. Com dramaturgia sonora de Rinaldo Santos e execução de Anderson Benvindo, a peça mergulha nas complexidades da depressão humana, retratando a rotina de um homem preso em um ciclo de tristeza profunda — até que uma figura inesperada surge, tentando resgatar nele algum sentido para continuar.

A proposta estética do espetáculo valoriza a expressividade corporal e o silêncio como linguagem narrativa, provocando forte impacto emocional. As apresentações contam com tradução em Libras e audiodescrição, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência.

Após cada sessão, o público é convidado a participar de uma conversa com o elenco e psicóloga, traçando pontes entre a cena e a vida real em um espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre saúde mental.

"Pra mim, como artista do interior de Rondônia, ver O espetáculo como Onde Morrem os Pássaros? ganhar o Brasil é de total importância para os artistas da região norte. Isso só foi possível graças à Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, que não só viabiliza financeiramente, mas reconhece a importância da arte que nasce fora dos grandes centros", afirma Artur Nestor. "Estar em cena, tocando temas como depressão e solidão de forma silenciosa e poética, é uma experiência intensa. E poder levar essa experiência para outras regiões do país, com acessibilidade e diálogo com o público, é transformar a arte em escuta e afeto."

Para a atriz Rafaela Oliveira, "a Bolsa Funarte Myriam Muniz é mais do que um fomento - é uma janela que se abre para que a gente possa voar, literalmente. Circular com Esse Espetáculo, vindo de Ji-Paraná, e chegar até Brasília, Rio Branco e Recife, é uma forma de descentralizar a arte e levar nossos silêncios, nossas histórias, para lugares onde o teatro ainda é resistência.

Além das apresentações, o projeto oferece a oficina “O Texto do Silêncio” (com duração de 4 horas), realizada gratuitamente em cada cidade. A atividade investiga a criação de narrativas não-verbais, voltadas à atuação e à construção de cenas a partir de gestos, imagens e ações físicas. A proposta estimula artistas e público a pensarem o silêncio como ponto de partida para a dramaturgia, promovendo abordagens inclusivas e acessíveis na criação cênica.

Com todas as ações gratuitas, a circulação do espetáculo reafirma o compromisso com a democratização do acesso à arte e lança luz sobre temas urgentes relacionados à saúde mental e à comunicação afetiva — mesmo no silêncio.

ESPETÁCULO

Espetáculo de Ji-Paraná/RO “Onde Morrem os Pássaros?” inicia turnê nacional com apresentações gratuitas - Gente de Opinião

“Onde Morrem os Pássaros?”, da Cia de Artes Clandestinos (Ji-Paraná/RO), é um espetáculo de 60 minutos que convida o público a refletir sobre a solidão humana a partir de uma encenação imagética e silenciosa. Com os atores Rafaela Oliveira e Artur Nestor, a peça retrata a vida de um homem que vive em um ciclo de repetição e tristeza profunda. Preso a uma rotina vazia, ele é surpreendido por uma visita inesperada que tenta, por meio de pequenas interferências, reacender uma felicidade adormecida.

A obra tem caráter polissêmico e foi construída com base em relatos reais de pessoas que compartilharam com o diretor Fabiano Barros experiências relacionadas à solidão, tristeza e depressão. A partir dessa pesquisa, o espetáculo propõe uma abordagem poética, sensível e não verbal sobre temas urgentes, como saúde emocional e o valor da escuta.

APRESENTAÇÕES

RIO BRANCO - AC

Local:Teatro de Arena Sesc Centro (Av. Brasil, 713 - Centro)

Dias: 23 e 24 de abril de 2025

Hora: 19h

BRASÍLIA - DF

Local: Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Cruzeiro

Endereço: SRES Área Especial - Cruzeiro Velho, Brasília - DF

Dia: 28 de abril de 2025

Hora: 10h30 e às 13h

RECIFE - PE

Local: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455 - Santo Amaro)

Dias 29 e 30 de abril de 2025

Hora: 20h

OFICINA – “O TEXTO DO SILÊNCIO”

Ministrante: Rafael Rogante

Duração: 4 horas

Inscrição: via Instagram @ciadeartesclandestinos (link na bio)

Rio Branco – AC

Local: Teatro de Arena Sesc Centro

Dia: 24 de abril de 2025

Hora:14h às 18h

Brasília – DF

Local: Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Cruzeiro

Dia: 28 de abril de 2025

Hora: 14h às 18h

Recife – PE

Local: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro

Dia: 30 de abril de 2025

Hora: 14h às 18h

FICHA TÉCNICA

Realização: Cia de Artes Clandestinos

Produção Executiva: Conexão Norte Produções

Encenação: Fabiano Barros

Elenco: Rafaela Oliveira e Artur Nestor

Dramaturgia Sonora: Rinaldo Santos

Luz: Alisson Oscar

Som: Davi Macieira

Execução Sonora: Anderson Benvindo

Oficineiro: Rafael Rogante

Psicóloga mediadora: Mariangela Onofre

Intérprete de libras: Thiago Ascencio

Produção Local: Aline T., Emilly Lamarão, João Leão

Assistência de Produção: Osmar Scarpatti, Lucas Trevizani, Dan Leão Produção - Rio Branco - AC: Nardia Tainá

Psicólogo - Rio Branco - AC: Luiz Eduardo

Produção - Brasília - DF: Camila Sol

Psicóloga Brasília - DF: Bianca Costa Campos

Produção - Recife - PE: Grilo

Psicóloga - Recife - PE: Marina Pinheiro

Realização: Ministério da Cultura, FUNARTE – Fundação Nacional de Artes, Redes das Artes - Programa de Difusão Nacional.

Programa: Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz – Rede das Artes 2023

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

Apresentação de balé do Projeto Moldando Talentos emociona público durante a III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas

A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)