Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 09h01
Em cartaz desde julho deste ano, a Cia de Artes Fiasco já apresentou o espetáculo “As Nove Luas” por quatro municípios do interior do Estado de Rondônia e agora segue com agenda até a próxima segunda-feira (11), na Casa de Cultura Ivan Marrocos, sempre às 20h.
A peça busca estabelecer uma reflexão sobre a cosmologia indígena a partir da lenda do boto e como essa mitologia serve para justificar abusos sofridos por meninas ribeirinhas. O trabalho permite dialogar esses universos com a estética do teatro contemporâneo, criando a partir de relatos reais uma encenação singular para instigar a reflexão acercadessa realidade.
Em 2013 a Cia de Artes Fiasco foi contemplada com o prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz e desde o dia 27 de julho já percorreu as cidades de Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Candeias do Jamari. Desde o dia 2 de agosto a companhia apresenta seu espetáculo em Porto Velho.
Sobre a Cia de Artes Fiasco
Dirigida pelo dramaturgo Fabiano Barros, a Cia de Artes Fiasco vem se dedicando desde 2001 a pesquisas nas áreas de teatro, dança e performances. Apoiando-se nas mais diversificadas experimentações, foca os trabalhos na realidade do cotidiano amazônico, desenvolvendo uma investigação sustentada nos vários cenários étnicos, respeitando a realidade e o imaginário dos povos, concentrados na presençado artista, considerado a essencial ferramenta para o fazer artístico da companhia.
Documentário
Na segunda-feira (11), durante sua última apresentação na capital, para encerrar a circulação, a Cia de Artes Fiasco fará o lançamento de um documentário que relata o processo de pesquisa e montagem para a criação do espetáculo. O material será distribuído para todo o país.
“As Nove Luas” é um espetáculo indicado para maiores de 14 anos.
Ficha Técnica
O elenco do espetáculo é composto por Ana Paula Venâncio, Gisele Stering, Marcela Bonfim e Adrian Shasse, e conta com direção musical de Rinaldo Santos e direção de Fabiano Barros.
Direção e dramaturgia: Fabiano Barros
Cenografia e objetos: Fabiano Barros
Confecção de cenografia: Ismael
Figurinos: Michele Saraiva e Fabiano Barros
Maquiagem: Michele Saraiva e Fabiano Barros
Luz e operação: Fabiano Barros, Marya Braga e Osias Cardoso
Música e direção musical: Rinaldo Santos
Preparação de elenco: Michele Saraiva e Cláudio Zarco
Imagens (vídeo e fotos): Michele Saraiva
Programação visual: Michele Saraiva
Direção de produção: Marya Braga
Idealização do projeto: Cia de Artes Fiasco
Apoio técnico: Cláudio Zarco, Luiz Reis,Michele Saraiva, Maria Braga Osias Cardoso.
Fonte: Folk Assessoria / Foto: Michele Saraiva
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)