Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Espetáculo A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado nesta quarta e quinta na EFMM


 Espetáculo A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado nesta quarta e quinta na EFMM - Gente de Opinião


Nas Trilhas de Rondon - 100 Anos de História é o nome da caravana teatral que se inicia nesta quarta-feira (13) em Porto Velho, realizada pelo grupo O Imaginário. A abertura será às 20h na Arena Madeira Mamoré, com a peça A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado, que conta a história dos milhares de heróis anônimos que iniciaram a construção da Ferrovia Madeira Mamoré, numa terra desconhecida e selvagem, com doenças tropicais que o mundo não conhecia. A peça estreou ano passado no V Festival Amazônia Encena na Rua e será apresentada também na quinta-feira às 20h.


O município de Candeias do Jamari também vai receber o espetáculo, no dia 15 às 20h, na quadra da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade. É a primeira vez que o grupo O Imaginário se apresenta na cidade. No sábado, é a vez de Itapuã do Oeste, às 16h na praça central, e no domingo, duas apresentações em Ariquemes, às 16 e 20h na Praça da Vitória. No dia 18 a caravana continua pelo interior do Estado, apresentando-se nas cidades ao longo da BR 364, passando por Cuiabá e chegando na Chapada dos Guimarães no dia 02 de março. Além de A Ferrovia dos Invisíveis, dois outros espetáculos do repertório do grupo fazem parte da caravana: Memórias de Guerra e Psiu, o Quarteto Vem Aí!.


Ao inscrever o projeto no Edital Funarte Myriam Muniz de Fomento ao Teatro de 2012, o grupo O Imaginário fez uma homenagem a dois momentos importantes para a história de Rondônia: a inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que completou cem anos em 2012, e as expedições lideradas pelo Marechal Rondon para a instalação de linhas telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas, na mesma época em que a EFMM era construída. Em homenagem a ele, em 1956 o então Território Federal do Guaporé passou a se chamar Rondônia.


"É um momento muito especial do teatro e da nossa atuação no cenário amazônico, discutir o nosso fazer teatro e ao mesmo tempo vincular nossas ações com o passado, com a história e as lutas da chamada ocupação da Amazônia”, explica o produtor Chicão Santos. “São os caminhos, os encantos, as metáforas que nos impulsionam a deslizar por essas trilhas e estabelecer uma comunicação real com as pessoas ao longo das estradas, dos rios e das matas."


Nas Trilhas de Rondon - 100 Anos de História é uma oportunidade para mostrar, aprender, fazer e discutir a arte pública, o teatro de rua e a cena contemporânea. A programação completa da caravana, com horários e locais das apresentações em todas as cidades, pode ser acessada no site www.oimaginarioro.com.br.

 
 

Fonte: Tapiri - O Imaginário

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)