Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Escritores de Rondônia reunidos em dicionário


Um projeto de professores da Universidade Federal de Rondônia pretende, ainda este ano, publicar um compêndio que reúna todos os escritores do Estado. O trabalho será feito através do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural de Rondônia, que tem sede no campus de Vilhena. De acordo com o professor Osvaldo Copertino, líder do grupo, nesta etapa a finalidade é organizar uma base de dados sobre a produção literária em Rondônia. "O projeto é amplo e contempla todos os setores culturais".

Para que o maior número possível de escritores possa ser reunido no compêndio a ser publicado através do Mapa Cultural, os pesquisadores estão recorrendo ao auxílio das academias de letras organizadas em diversos municípios, além de irem em busca dos escritores. Outro recurso é a divulgação de endereços para que os próprios escritores entrem em contato com o grupo de pesquisas. "O objetivo é reunir todos os escritores que já escreveram e aqueles que ainda têm produção ativa em Rondônia", explica Copertino.

Para a coleta de dados para o compêndio, ou dicionário de escritores rondonienses, um questionário foi organizado. Nele são colocados os dados pessoais de cada escritor, uma pequena biografia e toda a sua produção literária. Estas informações serão catalogadas e inseridas no compêndio. Esta obra está sendo organizada para ser referência para professores, estudantes e outros pesquisadores que precisem destas informações de forma organizada.

Os contatos com o Mapa Cultural de Rondônia podem ser feitos pelo e-mail mapacultural@hotmail.com ou pelos telefones 8407-3943 e 9957-8617. As contribuições podem ser informações sobre escritores e obras que tratem do Estado, mesmo que escritas em outras regiões. Também podem ser textos, mesmo que sejam de cunho regional, mas produzido em Rondônia. "Os próprios escritores podem fazer contato e nós faremos a coleta de dados", diz o professor Osvaldo Copertino.

Fonte: Sílvio Santos

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um