Quarta-feira, 6 de junho de 2007 - 06h12
Um projeto de professores da Universidade Federal de Rondônia pretende, ainda este ano, publicar um compêndio que reúna todos os escritores do Estado. O trabalho será feito através do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural de Rondônia, que tem sede no campus de Vilhena. De acordo com o professor Osvaldo Copertino, líder do grupo, nesta etapa a finalidade é organizar uma base de dados sobre a produção literária em Rondônia. "O projeto é amplo e contempla todos os setores culturais".
Para que o maior número possível de escritores possa ser reunido no compêndio a ser publicado através do Mapa Cultural, os pesquisadores estão recorrendo ao auxílio das academias de letras organizadas em diversos municípios, além de irem em busca dos escritores. Outro recurso é a divulgação de endereços para que os próprios escritores entrem em contato com o grupo de pesquisas. "O objetivo é reunir todos os escritores que já escreveram e aqueles que ainda têm produção ativa em Rondônia", explica Copertino.
Para a coleta de dados para o compêndio, ou dicionário de escritores rondonienses, um questionário foi organizado. Nele são colocados os dados pessoais de cada escritor, uma pequena biografia e toda a sua produção literária. Estas informações serão catalogadas e inseridas no compêndio. Esta obra está sendo organizada para ser referência para professores, estudantes e outros pesquisadores que precisem destas informações de forma organizada.
Os contatos com o Mapa Cultural de Rondônia podem ser feitos pelo e-mail mapacultural@hotmail.com ou pelos telefones 8407-3943 e 9957-8617. As contribuições podem ser informações sobre escritores e obras que tratem do Estado, mesmo que escritas em outras regiões. Também podem ser textos, mesmo que sejam de cunho regional, mas produzido em Rondônia. "Os próprios escritores podem fazer contato e nós faremos a coleta de dados", diz o professor Osvaldo Copertino.
Fonte: Sílvio Santos
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Roda Literária: AJEB RO comemora seus 04 anos com uma programação especial
A Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil – Seccional Rondônia (AJEB-RO) deu início, na última terça-feira (07/04), a uma programação espe

Mariadri lança “MLK INVISÍVEL”, álbum de funk com estética amazônica e crítica social
Nesta sexta-feira (10), o artista rondoniense Mariadri lançou o álbum “MLK INVISÍVEL”, já disponível em todas as plataformas digitais. O projeto mar

Cine Wanka estreia com mostra de suspense e seleção de curtas amazônicos
Após receber inscrições de mais de 80 filmes, o Cine Wanka definiu a data da sua primeira exibição e abriu a programação com uma mostra especial de

Sesc Centro Cultural Gladstone Frota abre inscrições para cursos em Porto Velho
O Sesc Centro Cultural Gladstone Nogueira Frota, em Porto Velho, está com inscrições abertas para as novas turmas da sua Escola de Artes. Com uma pr
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)