Quarta-feira, 6 de junho de 2007 - 06h12
Um projeto de professores da Universidade Federal de Rondônia pretende, ainda este ano, publicar um compêndio que reúna todos os escritores do Estado. O trabalho será feito através do Grupo de Pesquisas Mapa Cultural de Rondônia, que tem sede no campus de Vilhena. De acordo com o professor Osvaldo Copertino, líder do grupo, nesta etapa a finalidade é organizar uma base de dados sobre a produção literária em Rondônia. "O projeto é amplo e contempla todos os setores culturais".
Para que o maior número possível de escritores possa ser reunido no compêndio a ser publicado através do Mapa Cultural, os pesquisadores estão recorrendo ao auxílio das academias de letras organizadas em diversos municípios, além de irem em busca dos escritores. Outro recurso é a divulgação de endereços para que os próprios escritores entrem em contato com o grupo de pesquisas. "O objetivo é reunir todos os escritores que já escreveram e aqueles que ainda têm produção ativa em Rondônia", explica Copertino.
Para a coleta de dados para o compêndio, ou dicionário de escritores rondonienses, um questionário foi organizado. Nele são colocados os dados pessoais de cada escritor, uma pequena biografia e toda a sua produção literária. Estas informações serão catalogadas e inseridas no compêndio. Esta obra está sendo organizada para ser referência para professores, estudantes e outros pesquisadores que precisem destas informações de forma organizada.
Os contatos com o Mapa Cultural de Rondônia podem ser feitos pelo e-mail mapacultural@hotmail.com ou pelos telefones 8407-3943 e 9957-8617. As contribuições podem ser informações sobre escritores e obras que tratem do Estado, mesmo que escritas em outras regiões. Também podem ser textos, mesmo que sejam de cunho regional, mas produzido em Rondônia. "Os próprios escritores podem fazer contato e nós faremos a coleta de dados", diz o professor Osvaldo Copertino.
Fonte: Sílvio Santos
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica, mantida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)