Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realiza oficina de produção de vídeo documentário em RO

Oficina capacita 50 alunos na criação de documentários, destacando a cultura e o meio ambiente da Amazônia.


Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realiza oficina de produção de vídeo documentário em RO - Gente de Opinião

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica está promovendo, entre março e abril de 2025, a oficina "Vídeo Amazônico: Contando Histórias da Floresta". A iniciativa oferece uma oportunidade única para capacitar alunos na produção de documentários audiovisuais, com foco na valorização da cultura e na preservação ambiental da Amazônia.

Segundo a coordenadora da Escola Livre Diversidade Amazônica, Andréia Machado, a oficina atenderá 50 alunos, sendo 25 de Vilhena e 25 da Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, Rondônia. Com 20 horas de duração, as aulas incluem conteúdos teóricos e práticos, garantindo aos participantes certificação ao final do curso. A oficina contará com interpretação em Libras e linguagem acessível.

“Nosso objetivo é ensinar todas as etapas da produção de um vídeo documentário, desde a concepção da ideia até a edição final. Queremos que os participantes explorem e registrem aspectos culturais e ambientais da região, valorizando suas histórias e identidades. Além de fornecer ferramentas técnicas, buscamos incentivar a preservação da identidade quilombola e das tradições amazônicas”, destaca Andréia Machado.

A ação integra o projeto da Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica, selecionado pelo Edital Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura – Programa Olhos d’Água, do Ministério da Cultura. A iniciativa visa oferecer formação prática e teórica em diversas linguagens artísticas, incluindo grafite, e será realizada em escolas públicas e associações, ampliando o acesso à educação cultural em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz.

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realiza oficina de produção de vídeo documentário em RO - Gente de Opinião

A oficina será ministrada por Washington Kuipers, fotógrafo e produtor audiovisual premiado, figura renomada no cenário cultural e artístico de Rondônia. Ele destaca a importância do curso para os participantes: “Mais do que ensinar técnicas audiovisuais, queremos estimular um olhar sensível e crítico sobre a realidade local. A produção de documentários é uma ferramenta poderosa para contar histórias, e os alunos terão a oportunidade de dar voz às suas comunidades e experiências”, afirma Kuipers.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a valorização da cultura amazônica desde 2009, Kuipers é conhecido por projetos como o vídeo documentário "Narrativas Quilombolas" e a exposição "Memórias de Vilhena". Seus prêmios e reconhecimentos evidenciam sua dedicação à promoção da diversidade cultural na região.

A oficina busca democratizar o acesso ao conhecimento audiovisual, proporcionando aos alunos uma experiência educativa imersiva que pode abrir portas para novas oportunidades no setor cultural e criativo. Com um enfoque prático, os participantes serão capacitados a documentar suas próprias histórias e fortalecer a memória e identidade coletiva da região.

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica é coordenada pela Associação Cultural Diversidade Amazônica (ACEMDA) e faz parte da Rede Nacional de Escolas Livres, uma iniciativa do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli). A rede reúne 68 organizações da sociedade civil, promovendo diversas expressões artísticas e culturais em todo o Brasil.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água

Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025

A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P

PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia

PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, se torna patrocinadora oficial da 58º edição do Festival de Parintins. Com o ob

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)