Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 13h14
.jpg)
No último sábado, 26 de fevereiro, a Santo Antônio Energia entregou à Prefeitura Municipal de Porto Velho a escola construída para atender o povo indígena Karitiana. Na entrega, estiveram presentes o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, a secretária municipal de educação, Fátima Ferreira, o presidente da Associação do Povo Karitiana, Renato Karitiana, o cacique Gumercindo, o gerente de sustentabilidade da Santo Antônio Energia, Ricardo Márcio Martins Alves e outras autoridades da região.
A escola Karitiana tem 854m2 de área construída, que compreende três blocos e pode atender 120 alunos do Ensino Fundamental. O bloco pedagógico tem seis salas de aula, um laboratório de informática e uma sala de leitura. Na ala administrativa estão localizadas as salas da diretoria, arquivo, secretaria, almoxarifado e a sala dos professores. No bloco de serviço encontram-se cozinha, despensa, depósito de material de limpeza, vestiário e área de serviço. A nova escola ainda possui um pátio coberto. O diferencial é, justamente, a decoração dos pilares, elaborada pelos próprios karitianas por meio de figuras de palha características da sua cultura.
“Além de construir uma escola com infraestrutura completa, também reformamos o alojamento para os professores. Entregar esta escola é parte de um processo. Temos mais uma série de atividades no nosso relacionamento com a comunidade indígena”, explica Ricardo Marcio.
Outras estruturas também foram melhoradas na aldeia central. A concessionária incrementou o centro comunitário, utilizado pelos indígenas para realizar assembléias e reuniões; ampliou o posto de saúde e construiu um alojamento para os profissionais da área; e também instalou um depósito e reformou a casa do chefe de Posto da Funai.
Fonte: José Carlos Sá
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé
O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)