Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Escola João Bento paralisa as aulas em protesto contra o descaso do governo


 
Estudantes da Escola João Bento da Costa paralisam
as aulas em protesto contra o descaso do governo com a escola

Os estudantes da escola João Bento da Costa, iniciaram a manha desta segunda-feira, 30 de agosto, paralisando as aulas em protesto contra a precária situação da escola. Cerca de 1000 alunos participaram do protesto no pátio da escola.

Segundo os estudantes, esta manifestação foi iniciada na semana passada quando em assembleia com cerca de 100 representantes de turma dos turnos da manha e tarde, fora aprovado três dias de protestos e paralisação contra os problemas da escola.

Com cartazes, faixas e panfletos eles afirmam que são obrigados a estudar em salas caindo aos pedaços, sujas, abafadas, com portas e janelas quebradas, ventiladores e centrais de ar quebradas e infiltrações. Além de bebedouros sujos, com água quente e laboratórios mal equipados. Afirmam que a escola não tem manutenção da estrutura e que não passa por reforma há muito tempo.

No dia 25 de agosto os estudantes realizaram uma primeira manifestação, saindo das salas e colocando como principal reivindicação que as centrais de ar fossem concertadas, já que 30 destas centrais não estão funcionando. Denunciam que por conta do grande calor nas salas de aula, vários colegas já passaram mal e até mesmo desmaiaram no meio das aulas.

Denunciam que a escola é suja o tempo inteiro, pois não tem funcionários suficientes para manter a limpeza de uma escola grande como a escola João Bento da Costa.

Eles prometem entregar um abaixo assinado para a SEDUC exigindo que os problemas mais latentes sejam resolvidos com urgência, como o das centrais de ar. Caso contrário continuarão organizados e denunciando a situação e o descaso por parte do governo do estado em solucionar os problemas da escola.

(Segue a baixo o panfleto distribuído pelos estudantes na escola JBC) 
 

PARALISAÇÃO: EXIGIMOS NOSSOS DIREITOS!

Os estudantes da escola JBC - João Bento da Costa, há muito tempo têm sofrido com o sucateamento de toda a estrutura física do ambiente escolar. Temos que estudar em salas caindo aos pedaços, sujas, abafadas, com portas e janelas quebradas, ventiladores e centrais de ar quebradas e infiltrações. Além de bebedouros sujos, com água quente e laboratórios mal equipados. A escola não passa por uma reforma há anos e não tem manutenção. Estudantes e professores estão sentindo na pele o agravamento desta situação.

No último dia 25 de agosto, os estudantes revoltados paralisaram a escola, pois na época mais quente do ano 30 centrais de ar não estão funcionando! Dentro das salas de aula o calor é insuportável, não podemos subir com água e se descermos para ir ao bebedouro não nos deixam voltar para sala. Muitos de nossos colegas já passaram mal, alguns chegaram a desmaiar. Isto é um absurdo!

No início de agosto, após muitas reclamações, a direção da escola enviou o ofício nº210/2010 comunicando a situação à SEDUC (Secretaria da Educação) e pedindo a substituição das centrais. Como esperado pelos estudantes, a SEDUC ainda não enviou resposta. Temos certeza de que sem a pressão dos estudantes, este documento nunca resolverá o nosso problema.

Cansamos de aguardar pelas melhorias que não virão sem luta! Por isso, nós, estudantes combativos do João Bento, organizados de maneira completamente independente, decidimos em assembleia com cerca de 100 representantes de turma nos dois turnos, PARALISAR AS AULAS NESTA SEGUNDA-FEIRA DIA 30 DE AGOSTO. Decidimos também que na terça-feira entregaremos um abaixo assinado exigindo da SEDUC o cumprimento de nossas pautas.

Faremos o que for necessário para que nossas reivindicações sejam atendidas. Continuaremos manifestando nossa revolta e denunciando esta situação enquanto a SEDUC e o diretor da escola pensarem que vivemos de promessas. Exigimos que todas as centrais de ar funcionem, que todas as salas tenham portas, que o bebedouro funcione, que a escola tenha funcionários suficientes para mantê-la limpa, enfim, que nossa escola possua a estrutura necessária para suprir as reais necessidades dos estudantes e dos professores. Os estudantes já não pedem, exigem!

Nós estudantes do JBC, chamamos todos os estudantes, pais, professores honestos e comprometidos com a educação e população em geral para que juntos possamos lutar em defesa da qualidade do ensino público.

Comissão Pró-Grêmio da Escola João Bento da Costa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

No dia 23 de abril, o Grupo Rovema lança uma campanha especial em celebração ao Dia Mundial do Livro. A iniciativa visa promover o hábito da leitura

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

No próximo dia 30 de abril, terça-feira, a cidade de Porto Velho será a primeira das oito cidades amazônicas a receber as atividades do Amazônia das

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

O Governo de Rondônia promove a reestreia da peça teatral “Bizarrus”, encenada por reeducandos do sistema prisional de Porto Velho, no dia 25 de abr

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)