Quarta-feira, 26 de abril de 2017 - 16h42

“...Na apoteose surge ela, seduzindo a passarela...”
Para a Escola de Samba Asfaltão, o ano de 2017 não poderia ser diferente, começou pra valer!!
Em 29 de janeiro, ocorreu o primeiro Encontro da Bateria nota 10 da Escola - Batizada carinhosamente, como “PURA RAÇA”, com a comunidade, brincantes e simpatizantes em geral. De lá pra cá, o ritmo seguiu intenso, com encontros semanais e um desfile na comunidade, dia 26 de fevereiro, domingo de carnaval.
Sob o comando do Mestre de Bateria e Presidente da Escola, Danilo Cardoso, do Mestre Admilson Knigthz, dos Contra Mestres Allan Junior e Eduardo Dias, a Pura Raça, coração da Escola de Samba Asfaltão, reforça e lapida a harmonia do Samba de Enredo a ser defendido na avenida. Ao mesmo tempo, estes encontros contribuem na performance individual de cada ritmista, que se empenha de corpo, alma e coração para o resultado final da execução do samba.
Mesmo diante dos adiamentos do desfile, fizemos 13 encontros, que aconteceram no Bar do Calixto, dentro da comunidade, no reduto de bambas, onde o Samba vive e pulsa forte.
A Diretoria deixou claro no Encontro que aconteceu neste último domingo que, mesmo com o advento do cancelamento do desfile das Escolas de Samba, a Família Asfaltão não parará seu trabalho. Neste mesmo dia, ficou acordado que os Encontros da Pura Raça, Bateria da Escola, com Brincantes, simpatizantes e comunidade, permanecerão. A partir de agora, serão realizados sempre no último domingo de cada mês.
“A semente do samba foi plantada. A nossa missão, é regar e não permitir que esta chama se apague, para isso, procuramos manter a Harmonia e a União de nossa grande família. E como diz um trecho da exaltação de nossa Bateria: “...Vem de perto sentir a cadência da sua emoção...” Recado do Mestre de Bateria e Presidente da Agremiação, Danilo Cardoso.
PLANEJAMENTO
Não adianta e nem é o perfil da Família Asfaltão, ficar esperando as coisas caírem do céu, nem tampouco, cruzar os braços até que chegue o período de carnaval para movimentar a Escola. As coisas têm que acontecer, afinal, não é a toa que as agremiações são denominadas “Escolas” de Samba, devem fazer jus a esta denominação, sendo “escola” de fato.
Mas para trabalhar de forma organizada, a Diretoria da Escola se reuniu no dia 7 de abril e definiu suas estratégias e prioridades a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2017.
Os projetos como o Samba Autoral, Oficina de Percussão, Leituras ao Vento, que partir de agora, chama-se “Leituras no Porto”, realizados pela Família Asfaltão devem ser fortalecidos. Além disso, a agremiação buscará fomentar, movimentar e desenvolver ações e outras atividades culturais, que poderão contribuir para com o fortalecimento do Bandeira do Samba em Porto Velho.
Acompanhem as informações e agendas da Escola pelo seu face.
SILVIA FERREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)