Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Escola de Música Dó Ré Mi ganha apoio da banda da PM-RO



A partir do segundo semestre deste ano, os alunos da Escola de Música Maestro Carlos Sinfontes, da Polícia Militar de Rondônia, conhecida por Dó Ré Militar, vão utilizar a estrutura da banda de música da corporação. Atualmente, aproximadamente 120 alunos, de 7 a 12 anos, frequentam gratuitamente a escola criada há dois anos.

Gente de Opinião

Crianças aprendem música a partir dos 7 anos na Dó Ré Militar

No âmbito do 1º Batalhão, o Projeto PM Musical reiniciou as aulas no dia 29 de maio, das 17h30 às 18h30, na segunda e quinta-feira; e nas terças e quartas-feiras, das 7h30 às 8h30, na Praça da Cohab, na rua Carqueja.

“Eles começam com a musicalização, período de seis meses em que são apresentados à música, levando tarefas para casa”, explicou o diretor da escola, capitão Glauber Souto, completando que nos seis meses seguintes é que conhecem os instrumentos.

O diretor adiantou que a escola só abrirá vagas agora nos primeiros meses de 2018.

A subtenente Conceição e o 2º sargento Botelho, músicos da banda, estão na linha de frente do projeto, que também tem como pioneiros os sargentos César Henrique, Cleuton, Ferraz, Márcio Henrique e Quelson.

A descoberta de futuros músicos na Escola Do Ré Militar ocorre nas sucessivas aulas de bateria, flauta doce, teclado, violão, entre outras. Cabo Max é o instrutor de violão.

A escola começou com apenas 20 crianças, em dois turnos. O projeto cresceu, exigindo nova estrutura e isso está em andamento no Comando Geral da PM.

“O sonho começou com esse grupo de PMs, que pensou assim: nós somos da banda e não atuamos lá fora, o que podemos fazer para proporcionar qualidade de vida e eliminar o tempo ocioso desses meninos?” – comentou o capitão Glauber Souto.

A partir de então, tudo fizeram para os meninos desenvolverem o gosto pela música.

Para o diretor, o objetivo foi alcançado. “Em situações que classificamos de inclinação ou vida certa para o crime, evitamos o pior; o caso de um filho do traficante [que atuava na zona Leste de Porto Velho] é exemplo: veio para a banda e ficou.  Eles encontraram opção para aprender civismo, disciplina e respeito às pessoas”, assinalou o capitão.

A Dó Ré Militar conta com o apoio do juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas de Porto Velho, Sérgio William Domingues Teixeira; do vice-governador Daniel Pereira, da vereadora Ada Dantas, do deputado estadual Jesuíno Boabaid e da educadora Liliana Beleza, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Leia Mais:

Aula inaugural da Escola de Música da Polícia Militar lota Teatro Banzeiros em Porto Velho

Escola de música criada pela PM recebe instrumentos doados pelo Tribunal de Justiça
 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Para marcar o Dia do Livro Infantil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, realizou uma programação espec

Terceira exposição fotográfica  “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Terceira exposição fotográfica “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a vibrante comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Gu

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do município (Funcultural), realizou o projeto Cultura Itinerante, no último final de sema

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Estudantes indígenas de 25 etnias do Estado participam da Mostra Cultural, nos dias 18 e 19 de abril

Com o objetivo difundir as artes no contexto escolar, proporcionando o intercâmbio entre alunos e artistas indígenas da Rede Pública Estadual de Ens

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)