Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ensino médico deve atentar para a questão do direito, diz oncologista


   

Com os constantes avanços na relação médico-paciente e o maior esclarecimento do cidadão sobre determinadas doenças, necessário se faz que os cursos superiores de medicina incluam na grade curricular o ensino do Direito Médico. A opinião é do médico oncologista e mastologista José da Fonseca Tinoco Filho, para quem essa uma matéria cada vez mais imprescindível no dia-a-dia do profissional da medicina.

Enquanto as faculdades não atentam para a questão, adverte Tinoco, os acadêmicos de medicina, bem como os médicos e especialistas, devem procurar atualização sobre direito médico em cursos, encontros e simpósios, como o III Encontro de Direito Médico de Rondônia. Por esta razão, segundo ele, o Hospital das Clínicas está apoiando este importante evento, que contribui para o aperfeiçoamento da relação médico-paciente. O encontro acontece nesta quinta-feira (18 de setembro), a partir das 14h, no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho.   

O médico acentua ainda que "a medicina está sendo aprimorada e, no mundo cada vez mais globalizado, é de extrema relevância que o paciente tenha direitos específicos, não para a mercantilização da medicina, mas para a proteção do cidadão e a garantia de que os médicos sejam verdadeiramente éticos. Nesse sentido, a relação médico-paciente não deve ser tornar puramente comercial, mas uma relação de confiança e respeito pela vida", diz.

O III Encontro de Direito Médico de Rondônia é uma realização do escritório Cândido & Henrique, Advogados Associados em parceria com o Hospital das Clínicas, Hospital 9 de Julho, Unimed-Rondônia, Clínica Masterplástica, Secretaria de Estado da Saúde, Faculdade São Lucas e Lucas – Assessoria.

A exemplo das edições anteriores, a coordenação do evento convidou palestrantes de renome nacional, como a professora de Direito Civil do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá (PR), Ana Cláudia Pirajá Bandeira, e o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Renato Martins Mimessi, atual vice-diretor da Escola de Magistratura (Emeron).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)