Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ensino médico deve atentar para a questão do direito, diz oncologista


   

Com os constantes avanços na relação médico-paciente e o maior esclarecimento do cidadão sobre determinadas doenças, necessário se faz que os cursos superiores de medicina incluam na grade curricular o ensino do Direito Médico. A opinião é do médico oncologista e mastologista José da Fonseca Tinoco Filho, para quem essa uma matéria cada vez mais imprescindível no dia-a-dia do profissional da medicina.

Enquanto as faculdades não atentam para a questão, adverte Tinoco, os acadêmicos de medicina, bem como os médicos e especialistas, devem procurar atualização sobre direito médico em cursos, encontros e simpósios, como o III Encontro de Direito Médico de Rondônia. Por esta razão, segundo ele, o Hospital das Clínicas está apoiando este importante evento, que contribui para o aperfeiçoamento da relação médico-paciente. O encontro acontece nesta quinta-feira (18 de setembro), a partir das 14h, no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho.   

O médico acentua ainda que "a medicina está sendo aprimorada e, no mundo cada vez mais globalizado, é de extrema relevância que o paciente tenha direitos específicos, não para a mercantilização da medicina, mas para a proteção do cidadão e a garantia de que os médicos sejam verdadeiramente éticos. Nesse sentido, a relação médico-paciente não deve ser tornar puramente comercial, mas uma relação de confiança e respeito pela vida", diz.

O III Encontro de Direito Médico de Rondônia é uma realização do escritório Cândido & Henrique, Advogados Associados em parceria com o Hospital das Clínicas, Hospital 9 de Julho, Unimed-Rondônia, Clínica Masterplástica, Secretaria de Estado da Saúde, Faculdade São Lucas e Lucas – Assessoria.

A exemplo das edições anteriores, a coordenação do evento convidou palestrantes de renome nacional, como a professora de Direito Civil do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá (PR), Ana Cláudia Pirajá Bandeira, e o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Renato Martins Mimessi, atual vice-diretor da Escola de Magistratura (Emeron).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)