Terça-feira, 16 de setembro de 2008 - 14h22
Com os constantes avanços na relação médico-paciente e o maior esclarecimento do cidadão sobre determinadas doenças, necessário se faz que os cursos superiores de medicina incluam na grade curricular o ensino do Direito Médico. A opinião é do médico oncologista e mastologista José da Fonseca Tinoco Filho, para quem essa uma matéria cada vez mais imprescindível no dia-a-dia do profissional da medicina.
Enquanto as faculdades não atentam para a questão, adverte Tinoco, os acadêmicos de medicina, bem como os médicos e especialistas, devem procurar atualização sobre direito médico em cursos, encontros e simpósios, como o III Encontro de Direito Médico de Rondônia. Por esta razão, segundo ele, o Hospital das Clínicas está apoiando este importante evento, que contribui para o aperfeiçoamento da relação médico-paciente. O encontro acontece nesta quinta-feira (18 de setembro), a partir das 14h, no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho.
O médico acentua ainda que "a medicina está sendo aprimorada e, no mundo cada vez mais globalizado, é de extrema relevância que o paciente tenha direitos específicos, não para a mercantilização da medicina, mas para a proteção do cidadão e a garantia de que os médicos sejam verdadeiramente éticos. Nesse sentido, a relação médico-paciente não deve ser tornar puramente comercial, mas uma relação de confiança e respeito pela vida", diz.
O III Encontro de Direito Médico de Rondônia é uma realização do escritório Cândido & Henrique, Advogados Associados em parceria com o Hospital das Clínicas, Hospital 9 de Julho, Unimed-Rondônia, Clínica Masterplástica, Secretaria de Estado da Saúde, Faculdade São Lucas e Lucas Assessoria.
A exemplo das edições anteriores, a coordenação do evento convidou palestrantes de renome nacional, como a professora de Direito Civil do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Maringá (PR), Ana Cláudia Pirajá Bandeira, e o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Renato Martins Mimessi, atual vice-diretor da Escola de Magistratura (Emeron).
Fonte: Ascom
Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio
Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di
Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa
Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena
Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento
Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO
A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q