Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Enem vem modificando modelo de vestibular, diz MEC


Amanda Cieglinski
Agência Brasil


Brasília - Um dos objetivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a sua criação é a possibilidade de intervir na elaboração dos currículos de ensino médio e no atual modelo de vestibular que ainda é adotado pelas instituições. Quem defende essa idéia é o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Amaury Gremaud.

“Alguns vestibulares estão se modificando em função do Enem. De alguma forma, isso está acontecendo, ainda que lentamente”, diz.

O coordenador-geral do exame, Dorivan Gomes, afirma que o objetivo do Enem é avaliar se o aluno conseguiu transformar as informações recebidas na escola em conhecimento. “Quando a escola só passa a informação, o aluno faz a prova e esquece depois. Mas quando o conteúdo está contextualizado com o mundo e a comunidade em que ele vive, aquilo não se perde mais e é esse conhecimento que ele vai usar na vida”, explica.

Para ele, criou-se uma mentalidade de que o ensino médio é um curso preparatório para o vestibular. “A escola tem que preparar o cidadão. Não é a universidade que tem que dizer se o aluno tem de saber esse ou aquele conteúdo”, critica.

Em 2007, os alunos que participaram do exame atingiram o melhor desempenho dos últimos 5 anos: 51,52 pontos na prova objetiva e 55,99 na redação (numa escala de 0 a 100). Já em 2006, as notas foram 36,09 e 52,08 respectivamente. De acordo com o diretor de avaliação da educação básica do Ministério da Educação, o desempenho dos estudantes durante as diferentes edições não pode ser comparado porque a prova apresenta níveis de dificuldade diferentes a cada ano.

Apesar de não fornecer um comparativo evolutivo, algumas escolas ou municípios utilizam os resultados para identificar deficiências, segundo informou o coordenador-geral do exame. “Desde o ano passado, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais] tomou a decisão de divulgar os resultados do Enem por escola para que o próprio estado ou município possa elaborar políticas de educacionais em cima disso”, explicou.

Para o educador José Dias Sobrinho, especialista em sistemas de avaliação, o diagnóstico apontado pelos exames deve sempre resultar em ações que visem à melhoria da educação. “Se não houver alguma medida posterior aos exames, eles são completamente inúteis”, avalia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)