Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Enem vem modificando modelo de vestibular, diz MEC


Amanda Cieglinski
Agência Brasil


Brasília - Um dos objetivos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a sua criação é a possibilidade de intervir na elaboração dos currículos de ensino médio e no atual modelo de vestibular que ainda é adotado pelas instituições. Quem defende essa idéia é o diretor de Avaliação da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Amaury Gremaud.

“Alguns vestibulares estão se modificando em função do Enem. De alguma forma, isso está acontecendo, ainda que lentamente”, diz.

O coordenador-geral do exame, Dorivan Gomes, afirma que o objetivo do Enem é avaliar se o aluno conseguiu transformar as informações recebidas na escola em conhecimento. “Quando a escola só passa a informação, o aluno faz a prova e esquece depois. Mas quando o conteúdo está contextualizado com o mundo e a comunidade em que ele vive, aquilo não se perde mais e é esse conhecimento que ele vai usar na vida”, explica.

Para ele, criou-se uma mentalidade de que o ensino médio é um curso preparatório para o vestibular. “A escola tem que preparar o cidadão. Não é a universidade que tem que dizer se o aluno tem de saber esse ou aquele conteúdo”, critica.

Em 2007, os alunos que participaram do exame atingiram o melhor desempenho dos últimos 5 anos: 51,52 pontos na prova objetiva e 55,99 na redação (numa escala de 0 a 100). Já em 2006, as notas foram 36,09 e 52,08 respectivamente. De acordo com o diretor de avaliação da educação básica do Ministério da Educação, o desempenho dos estudantes durante as diferentes edições não pode ser comparado porque a prova apresenta níveis de dificuldade diferentes a cada ano.

Apesar de não fornecer um comparativo evolutivo, algumas escolas ou municípios utilizam os resultados para identificar deficiências, segundo informou o coordenador-geral do exame. “Desde o ano passado, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais] tomou a decisão de divulgar os resultados do Enem por escola para que o próprio estado ou município possa elaborar políticas de educacionais em cima disso”, explicou.

Para o educador José Dias Sobrinho, especialista em sistemas de avaliação, o diagnóstico apontado pelos exames deve sempre resultar em ações que visem à melhoria da educação. “Se não houver alguma medida posterior aos exames, eles são completamente inúteis”, avalia.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acreanas participam do V Encontro Nacional da AJEB e lançam livros na Bienal do Livro Rio 2025

Acreanas participam do V Encontro Nacional da AJEB e lançam livros na Bienal do Livro Rio 2025

A cidade do Rio de Janeiro sedia, entre os dias 12 e 14 de junho, o V Encontro Nacional e o IV Encontro Internacional da Associação de Jornalistas e

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

A obra “Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” está entre os finalistas do Prêmio Nacional de Af

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

 A advogada Mileni Mota Rolim de Moura lançou ontem, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, seu primeiro livro solo intitulada Entre Ni

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do  Rio de Janeiro.

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) - Coordenadoria Rondônia marcou presença na Bienal Internacional do Rio de Janeiro 2025 co

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)