Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Encontro promovido pela Funcultural debate sobre a desburocratização dos Pontos de Cultura



 Para encerrar as atividades do Encontro Cultura Viva, foi realizado na última semana, no Palácio Tancredo Neves, uma grande reunião com representantes dos Governos Municipal e Estadual, Controladoria e Procuradoria-Geral do município, vereadores, dos pontos de cultura e Sociedade Civil organizada. 
 
 A mesa foi presidida por Marcos Nobre, da Funcultural. O ponto central da reunião foi esclarecer sobre o atual momento do MinC, sobre a Lei 13. 018 de 2014 e pleitear junto ao Ministério da Cultura pontos de cultura municipais.
 
 O representante do Ministério da Cultura Fred Maia, conta dos avanços das últimas décadas. “A partir de dois artigos da Constituição Federal conseguimos idealizar e construir uma Cultura que é de direito para todos os Brasileiros. Pensamos nisso como política, pensamos no sistema e construímos um Plano Nacional de Cultura com vigência para dez anos. Sendo que em 2015 é um ano de revisão desse Plano. Vimos o avanço da Cultura pelo país e a quantidade de participantes nas três conferências nacionais que fizemos. Isso mostra que o povo tem o interesse por estas questões. Estes dados somados às estatísticas mostram que a cultura está entre as cinco coisas mais importantes para o brasileiro. Para nós, que estamos militando há muito tempo, é gratificante ver o interesse da gestão do Prefeito Mauro Nazif, através de um pessoal jovem e compromissado com a cultura. Acreditamos no novo”, afirmou Maia.
 
 A lei Cultura Viva tem como diferencial a criação de novos parâmetros que simplificam o repasse de recursos do ente público para os produtores de cultura. Isabella Albuquerque coordenadora do programa Cultura Viva explicou a Lei para os presentes. “São dez artigos que buscam trazer e cultura para todo o brasileiro. Estava-se tratando o diferente de forma igual. Então, o programa Cultura Viva do qual os Pontos de Cultura são ações prioritárias veio para diminuir essas diferenças. Houve muitas conversas consultorias e definições junto aos órgãos de controle da União.  A Lei permite que possamos fazer o Temo de Compromisso Cultural, obedecendo a formulários e especificidades que tem no Plano. É preciso ver se as questões que envolvem os recursos desta Lei têm algum impacto para o Município de Porto Velho”, explica.
 
 Segundo o representante da Controladoria Geral do Município, Sérgio Ocampo, o município está concluindo a análise das legislações relacionadas a entidades culturais e esportivas. “Não vemos problema por parte do município da criação de Pontos de Cultura. Vemos que o problema, hoje, nem chega a ser a prestação de contas e, sim, o objeto do convênio que muitas das vezes não é atendido. E o que queremos é o crescimento. Fomentar é fazer a cultura de Porto Velho andar com as próprias pernas”, disse Ocampo.
 
 O Encontro Cultura Viva realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural), iniciou na noite da quinta-feira (28), na Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. Na ocasião foi esclarecido sobre a desburocratização dos Pontos de Cultura. 
 
Fonte: Rebeca Barca
 
 
 

 
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)