Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Encena na Rua movimenta Porto Velho


Encena na Rua movimenta Porto Velho - Gente de OpiniãoA sétima edição do Amazônia Encena na Rua, que começou nesta terça-feira (12), vem movimentado a cena cultural de Porto Velho com apresentações em praça pública, oficinas e apresentações em escolas. O marco inicial foi do festival foi o tradicional cortejo de abertura, quando reunidos no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, maior ponto turístico de Porto Velho, companhias teatrais de rua se misturaram ao cenário local para saudar a abertura do festival.

Os sorrisos, a música e a dança foram levados pela Av. 7 de Setembro, passando pelo Mercado Cultural , unir e palácio do governo até fechar a Av. Carlos Gomes em direção a praça das Três Caixas d’Águas, onde o evento se realizará até o dia 17.

Espetáculos

No primeiro dia se apresentaram a Cia In Bust, de Teatro de Bonecos (PA), com o espetáculo “Os doze trabalhos de Hércules” levando uma visão do clássico de maneira lúdica, misturando bonecos e atores. A Cia de Teatro As Marias de Graça (RJ), com o espetáculo “Pra frente, Marias”, que trouxe uma partida de e futebol feminino bem irreverente, com dribles desconcertantes e faltas espalhafatosas, tudo acompanhado por uma banda ao vivo, o que garantiu animação até o fim do espetáculo.

No segundo dia de mostra a Cia InBust de Teatro (PA) voltou a se apresentar, dessa vez com o espetáculo “Sirênios”, que conta a história do peixe-boi e o risco de extinção da espécie, um alerta feito com humor e muita criatividade. A Cia Honesta de Teatro (SP) trouxe o espetáculo “As presepadas de Damião – De como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a morte com as graças de Jesus Cristo”, uma mistura de manifestações da cultura popular brasileira como a Folia de Reis e o Cavalo Marinho que conta a saga de Damião e como ele conseguiu, com muita esperteza e bom humor prolongar a sua vida.

Nesta quinta-feira foi a vez do Grupo Independente Compalhaçada (AM) entrar em cena. Uma disputa de amor dos palhaços Debiloide e Meio fino para ganhar o coração da palhacinha Cafuxa. A decisão vai pro ringue e o resultado é muita gargalhada do público. A obra do escritor corumbaense e modernista Lobivar Matos foram trazidas pelo grupo Teatro Imaginário Maracangalha (MS). A apresentação abordou temas como a desigualdade social e o preconceito, levando o público a reflexão.

O Amazônia Encena na Rua é uma realização do Sesc Rondônia com apoio de “O imaginário”. A programação prossegue com oficinas e apresentações até o próximo domingo (17).

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio