Quarta-feira, 5 de maio de 2010 - 16h27
A parceria feita pela Organização do 1º Festival de Cinema Curta Amazônia junto ao CTAV/SAV/MINC, para a exibição na abertura do Festival às 20 h do dia 25 de maio no SESC Esplanada e fazendo parte da Programação do “Cine Memória”, o filme: “O cinegrafista de Rondon”, direção de Jurandir Noronha, 9 min, 1979, Embrafilme/Funarte.
Uma biografia de Luis Thomaz Reis, o major Reis, o cinegrafista da comissão Rondon. Mostra fragmentos de filmes feitos pelo então major, documentando as expedições de Rondon pelo interior do Brasil desde 1912.
A narração trabalha com alguns textos de sua autoria, e o filme inclui, ainda, imagens de suas câmeras, algumas fotos e mapas de época.
São fatos como estes que o Festival vem contribuindo para a História e Memória de Rondônia e da Amazônia, trazendo entretenimento e fortalecendo a nossa história através do Cinema para os rondonienses, rondonianos e amazônidas que somos.
O BNDES irá apresentar o Festival de Cinema Curta Amazônia que está sendo patrocinado culturalmente pela Eletrobrás - Eletrosul/Gov. Federal, FNC/SAV/MINC; e conta com o apoio cultural do CTAV/SAV/MINC, Secel/Governo de Rondônia, Fecomércio/RO, Maporé; e apoio institucionais da ABD/RO e ABD Nacional, Iphan/RO, Senadora Fátima Cleide, Vereador Jaime Gazola, Sinjor/RO e conta com o apoio da imprensa rondoniense e nacional e a realização da Associação Curta Amazônia.
Maiores informações: festival@curtamazonia.com / www.curtamazonia.com
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator
Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)
O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)