Quinta-feira, 2 de dezembro de 2010 - 16h31
Professores, funcionários, alunos e pais de alunos de 76 Escolas do município de Porto Velho vão às urnas nesta sexta-feira, 03, para eleger o diretor e vice-diretor que administrará o estabelecimento de ensino nos próximos três anos. São 47 Escolas da área Urbana e 29 da zona Rural. O horário da eleição obedecerá ao do expediente das Escolas. As que funcionam dois turnos a votação encerra às 17h. Já os estabelecimentos que têm aulas nos três períodos a eleição vai até às 21h.
O pleito terá o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), que cedeu as urnas onde serão depositados os votos. “Não serão as urnas eletrônicas, são as que foram usadas antigamente quando da votação manual, ou seja, serão utilizadas as células de papel, para esta eleição. E essa parceria com o TRE é a garantia de que o processo eleitoral se dará de forma transparente, onde a vontade da maioria é que prevalecerá”, disse a secretária municipal da Educação, Fátima Ferreira.
Em algumas Escolas chegaram a se inscrever até três chapas. Fátima Ferreira confirmou que a apuração iniciará logo após o término da votação e se não houver nenhum imprevisto, o anúncio dos eleitos será na hora. Será considerada eleita a chapa que alcançar 50% mais um dos votos válidos. A nomeação dos novos diretores e vice-diretores está prevista para o primeiro dia útil de janeiro de 2011, pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho.
No processo será usado o sistema de voto qualificado obedecendo a seguinte proporção: 50% voto dos servidores do estabelecimento; 25% o dos alunos e 25% o voto dos pais ou responsáveis legais dos alunos. A votação será em separado, pais e alunos votarão em uma urna, enquanto que em outra votarão os funcionários. A ordem de votação será a de chegada do eleitor.
Para a secretária municipal de Educação o grande ganho que a gestão democrática nas Escolas do município trouxe para a população de Porto Velho foi ampliação do exercício da democracia. “Essa determinação do prefeito Roberto Sobrinho, ele já defendia desde quando foi secretário de Educação, possibilita que desde cedo os alunos tenham a responsabilidade com o voto, porque os eleitos têm que ter o comprometimento com a comunidade escolar e trabalhar para melhorias do estabelecimento”, disse.
E para votar, adiantou a secretária, os alunos, seus pais, os funcionários e os professores da Escola têm que conhecer a plataforma dos candidatos, um aprendizado que valerá para as eleições do TRE. “Daí a importância desse projeto de gestão democrática defendido pelo prefeito”, disse a secretária.
Fonte: Joel Elias
Videocast sobre moda e cultura é produzido em Vilhena
Com o objetivo de promover um diálogo entre moda e cultura em Rondônia, o projeto do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” está sendo p
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s