Quarta-feira, 15 de agosto de 2007 - 12h49
As políticas públicas direcionadas para a educação nas áreas rural e ribeirinha do município de Porto Velho vão ser discutidas durante a I Conferência Municipal de Educação do Campo, que acontece nessa quinta-feira (16), das 8h às 21h, no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene).
O evento vai reunir cerca de 300 pessoas, entre integrantes dos quatro núcleos de ensino do Município São Carlos, Calama, Ponta do Abunã e Porto Velho e representantes de órgãos e entidades públicos, movimentos sociais e organizações governamentais e não-governamentais, que foram convidados a participar das discussões. A chefe da Divisão de Ensino Rural (Dier) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, Leni de Souza Costa, que está coordenando a conferência, destaca que a participação dos movimentos sociais e da população durante o evento é muito importante, uma vez que o Município está concluindo a elaboração do seu Plano Municipal de Educação (PME), que vai nortear os trabalhos da Semed durante os próximos dez anos.
Segundo Leni, desde que se criou a câmara de Educação do Campo, visando a elaboração de propostas para o PME, o grupo, que é formado por educadores e representantes dos movimentos sociais e outras instituições ligadas ao setor, já se reuniu diversas vezes. Inclusive algumas propostas também foram sugeridas durante o seminário de Educação do Campo que realizamos no ano passado, cita Leni, ressaltando que a conferência servirá para discutir as propostas e fazer os ajustes necessários no documento que integrará o plano decenal.
A elaboração de políticas públicas voltadas para a Educação do Campo em Porto Velho é imprescindível. Das 178 escolas municipais, 126 estão situadas nas áreas rural e ribeirinha. Ao todo são 10.287 alunos matriculados no interior atualmente. O objetivo de se chamar a população e os movimentos sociais para participarem da elaboração das propostas é definir políticas públicas que melhorem a qualidade de ensino e ofereçam condições para que esses alunos possam continuar estudando onde moram, diz a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)