Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Educação do Campo é tema de Conferência Municipal


As políticas públicas direcionadas para a educação nas áreas rural e ribeirinha do município de Porto Velho vão ser discutidas durante a I Conferência Municipal de Educação do Campo, que acontece nessa quinta-feira (16), das 8h às 21h, no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene).

O evento vai reunir cerca de 300 pessoas, entre integrantes dos quatro núcleos de ensino do Município – São Carlos, Calama, Ponta do Abunã e Porto Velho – e representantes de órgãos e entidades públicos, movimentos sociais e organizações governamentais e não-governamentais, que foram convidados a participar das discussões. A chefe da Divisão de Ensino Rural (Dier) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, Leni de Souza Costa, que está coordenando a conferência, destaca que a participação dos movimentos sociais e da população durante o evento é muito importante, uma vez que o Município está concluindo a elaboração do seu Plano Municipal de Educação (PME), que vai nortear os trabalhos da Semed durante os próximos dez anos.

Segundo Leni, desde que se criou a câmara de Educação do Campo, visando a elaboração de propostas para o PME, o grupo, que é formado por educadores e representantes dos movimentos sociais e outras instituições ligadas ao setor, já se reuniu diversas vezes. “Inclusive algumas propostas também foram sugeridas durante o seminário de Educação do Campo que realizamos no ano passado”, cita Leni, ressaltando que a conferência servirá para discutir as propostas e fazer os ajustes necessários no documento que integrará o plano decenal.

A elaboração de políticas públicas voltadas para a Educação do Campo em Porto Velho é imprescindível. Das 178 escolas municipais, 126 estão situadas nas áreas rural e ribeirinha. Ao todo são 10.287 alunos matriculados no interior atualmente. “O objetivo de se chamar a população e os movimentos sociais para participarem da elaboração das propostas é definir políticas públicas que melhorem a qualidade de ensino e ofereçam condições para que esses alunos possam continuar estudando onde moram”, diz a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)