Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

É de Cacoal o primeiro Índio mestrando do Estado de RO



Com graduação acadêmica nas áreas de Teologia e Gestão Ambiental, o Diretor de Comunicação, Ciência e Tecnologia, da Associação Indígena de Cacoal – METAREILÁ, Chicoepab Suruí, agora está buscando maiores conhecimentos nas áreas pessoais e intelectuais, atravÉ de Cacoal o primeiro Índio mestrando do Estado de RO - Gente de Opiniãoés do curso de Mestrado que irá realizar na Faculdade Federal de Brasília – UnB. Com isso, Chicoepab irá se tornar o primeiro Índio a cursar um Mestrado no Estado de Rondônia.

A UnB é uma universidade pública federal brasileira localizada em Brasília. É a maior instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil e uma das mais importantes do país. Foi avaliada pelo MEC através do Índice Geral dos Cursos como a melhor universidade da região Centro-Oeste.

O Mestrado que Chico irá cursar, será através do Programa de Desenvolvimento Sustentável, onde sua área de pesquisa será o “Reflorestamento da terra Indígena da Sete de Setembro”. O objetivo do trabalho será detectar até que ponto o reflorestamento pode ser considerado como desenvolvimento sustentável, isso baseado na experiência do reflorestamento do Povo Suruí.

Segundo Chicoepab para conseguir a vaga no Mestrado, a disputa foi acirrada, “eram apenas 13 vagas para 150 concorrentes, eu consegui me classificar e ficar na 8ª colocação. Agora estou muito ansioso para a primeira semana de aula, que começa no domingo, 27”, disse. Chico também explicou que o curso terá duração de dois anos, sendo que nesse período, uma vez ao mês ele terá que se deslocar a Brasília, onde assistirá aulas uma semana inteira em período integral.

Chicoepab Suruí também agradeceu seu povo pelo apoio que sempre lhe foi oferecido, “quero agradecer muito ao meu povo e também a Associação METAREILÁ, que sempre me apoiaram e incentivaram. Acredito que além do meu crescimento pessoal, também estarei elevando o nome do povo Suruí, pois não quero que me vejam somente como Chicoepab, mas sim como Chicoepab Suruí do povo”, finalizou.


Fonte: Kanidé
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira

O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)