Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Dramaturgia rondoniense é destacada no CineOca



O Cineclube de Rondônia interage com o teatro na programação de setembro


Uma prostituta numa mesa de bar conversa sobre o cotidiano e as frustrações da profissão. A cena é do documentário “Taba, Querida Taba”, de Luiz Brito, atração de terça-feira, dia 15, às 20h, no CineOca. Neste mês de setembro, o cineclube exibe filmes relacionados ao teatro, como uma forma de homenagear os artistas do projeto Palco Giratório do Sesc, que promove apresentações teatrais durante todo o mês de setembro em Porto Velho.

A Taba

Apesar de ser um documentário sobre uma das casas noturnas mais antigas de Porto Velho, a Taba do Cacique, o documentário de Brito tem uma parte ficcional, na qual atores de Porto Velho, representam personagens típicos da cena noturna da capital. No elenco, a atriz Ângela Cavalcanti é destaque como a prostituta. Contracena com ela outro importante nome do teatro rondoniense, o ator Juruna, já morto. “Ele deixou sua marca na dramaturgia local”, declara o diretor. 

Desde a retomada da atividade cineclubista, em julho, com o filme “Patativa do Assaré, Ave Poesia”, exibido em circuito nacional, através do Conselho Nacional de Cineclubes, o CineOca tem mantido uma programação de qualidade, com temáticas escolhidas mensalmente. Em agosto, por exemplo, foram exibidos filmes que tiveram como fio condutor o tema “Narrativas, história e Memória”, todos com propostas de reflexão e debate após a sessão. 


Resistência


O cineclube é uma prática antiga, de resistência, mas nessa década, após um longo período de crise, ganha importância política e social. Tem papel de formar platéia e oferecer ao público a chance de acesso às obras que geralmente não chegam ao circuito convencional, como cinemas comerciais, dvds e redes de TV. O CineOca está inserido neste processo. Fundado informalmente em 2005 e registrado a partir de 2007, integra o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e a campanha nacional em favor do público, que tem como lema:“os filmes são feitos para serem vistos”.

Nesta terça, 15, o CineOca privilegia a produção local com “Taba, querida Taba”, com a presença do diretor e de participantes da produção. O filme será exibido no CineSesc e a entrada é gratuita.

Programação de Setembro do CineOca:

dia 15: Taba, Querida Taba
dia 21: Nos Bastidores do Teatro
dia 29: Piaf, um hino ao Amor

Fonte: Malu Calixto

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)