Segunda-feira, 14 de setembro de 2009 - 15h41
O Cineclube de Rondônia interage com o teatro na programação de setembro
Uma prostituta numa mesa de bar conversa sobre o cotidiano e as frustrações da profissão. A cena é do documentário “Taba, Querida Taba”, de Luiz Brito, atração de terça-feira, dia 15, às 20h, no CineOca. Neste mês de setembro, o cineclube exibe filmes relacionados ao teatro, como uma forma de homenagear os artistas do projeto Palco Giratório do Sesc, que promove apresentações teatrais durante todo o mês de setembro em Porto Velho.
A Taba
Apesar de ser um documentário sobre uma das casas noturnas mais antigas de Porto Velho, a Taba do Cacique, o documentário de Brito tem uma parte ficcional, na qual atores de Porto Velho, representam personagens típicos da cena noturna da capital. No elenco, a atriz Ângela Cavalcanti é destaque como a prostituta. Contracena com ela outro importante nome do teatro rondoniense, o ator Juruna, já morto. “Ele deixou sua marca na dramaturgia local”, declara o diretor.
Desde a retomada da atividade cineclubista, em julho, com o filme “Patativa do Assaré, Ave Poesia”, exibido em circuito nacional, através do Conselho Nacional de Cineclubes, o CineOca tem mantido uma programação de qualidade, com temáticas escolhidas mensalmente. Em agosto, por exemplo, foram exibidos filmes que tiveram como fio condutor o tema “Narrativas, história e Memória”, todos com propostas de reflexão e debate após a sessão.
Resistência
O cineclube é uma prática antiga, de resistência, mas nessa década, após um longo período de crise, ganha importância política e social. Tem papel de formar platéia e oferecer ao público a chance de acesso às obras que geralmente não chegam ao circuito convencional, como cinemas comerciais, dvds e redes de TV. O CineOca está inserido neste processo. Fundado informalmente em 2005 e registrado a partir de 2007, integra o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e a campanha nacional em favor do público, que tem como lema:“os filmes são feitos para serem vistos”.
Nesta terça, 15, o CineOca privilegia a produção local com “Taba, querida Taba”, com a presença do diretor e de participantes da produção. O filme será exibido no CineSesc e a entrada é gratuita.
Programação de Setembro do CineOca:
dia 15: Taba, Querida Taba
dia 21: Nos Bastidores do Teatro
dia 29: Piaf, um hino ao Amor
Fonte: Malu Calixto
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)