Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário retrata cegos que fazem cinema


O documentário “O Outro Olhar”, a mais recente obra dos produtores culturais sorocabanos Míriam Cris Carlos e Werinton Kermes, será exibido, pela primeira vez, na noite de abertura da 10ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia em 6 de novembro, no Teatro Banzeiros, na cidade de Porto Velho, capital rondoniense.

O vídeo traz relatos e bastidores da oficina de fotografia e vídeo para deficientes visuais ministradas por Míriam Cris e Kermes na última edição do Festival. Foram discutidas questões sobre a produção de imagens, sejam elas mentais, olfativas, sonoras ou visuais. O grupo experimentou captar imagens e falar a respeito do significado destas para aqueles que não enxergam. O resultado expõe o fato de que as imagens se compõem de dentro para fora, e não apenas de fora para dentro, contando com outros sentidos que não o ver.

Delineado com a poesia de Míriam Cris, a edição realizada por Marcelo Domingues contempla também imagens de bastidores das oficinas realizadas em Belém/PA e Sorocaba/SP.

O projeto dos sorocabanos com deficientes visuais, iniciado há mais de uma década, já foi desenvolvido em vários estados e replicado por diversos outros produtores. “Quando iniciamos tratava-se de um projeto pioneiro, ousado, pois não havia nenhuma referência de algo parecido realizado no Brasil. Hoje existem muitas experiências similares. Algumas até com o mesmo nome do nosso projeto: O outro olhar. Trata-se de uma ousadia que deu certo, levando-se em conta o quanto já foi replicada. É isso que queremos. Que mais pessoas tenham a oportunidade de experimentar ver de outros modos, além de que aqueles que não vêem superando limites", explicou Kermes.

Com grande acervo de fotografias e vídeos produzidos pelos alunos e a experiência obtida com essa interação, Míriam Cris salienta que este documentário é apenas parte de um projeto maior, no qual busca-se ampliar e difundir essa iniciativa, através de pesquisas universitárias, congressos, exposições, oficinas, etc. "O que buscamos é uma ampla experiência e discussão sobre a produção de sentidos, formada a partir dos modos diversos como percebemos o mundo e nos relacionamos com as pessoas e coisas a nossa volta", comentou Míriam. Ela explica que o trabalho a ser apresentado em Porto Velho não pode ser enquadrado exatamente no formato documental: "É documental por partir de experiências reais. Mas o formato é o de um vídeo experimental, no qual a forma de linguagem mais presente é a poética, com a finalidade de despertar os sentidos".

O curta-metragem foi realizado pela produtora Provocare, possui oito minutos, e tem a direção de Míriam Cris Carlos e Werinton Kermes, produção executiva de Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, roteiro, texto e locução de Míriam Cris Carlos, edição de Marcelo Domingues, Imagens de Nane Fagundes, Fotografia Still de Avener Prado, Assessoria de Luciana Lopez e colaboração dos alunos participantes das oficinas.
 

Sobre os diretores:

Míriam Cris Carlos é doutora em Comunicação e Semiótica,roteirista, produtora cultural, poeta e professora pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, UNISO.

Werinton Kermes é jornalista, documentarista e produtor cultural, premiado em vários festivais. É diretor do projeto de comunicação alternativa Provocare, fotógrafo e presidente do Canal Comunitário TV Votorantim.

Blog: http://fotografiaporcegos.blogspot.com.br/

Fonte: Luciana Lopez

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)