Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Documentário “Batidas do Berimbau” exalta a capoeira como expressão de identidade e resistência em Vilhena

Documentário destaca a força da capoeira em Vilhena como símbolo de resistência, identidade e tradição cultural.


Documentário “Batidas do Berimbau” exalta a capoeira como expressão de identidade e resistência em Vilhena - Gente de Opinião

No compasso do berimbau, ecoaram mais do que filhos: ecoaram histórias de resistência, ancestralidade e pertencimento. Assim se apresenta o vídeo documentário “Batidas do Berimbau: a Arte da Capoeira em Vilhena” , uma produção da jornalista e produtora cultural Queitiane Rodrigues, que convida o público a mergulhar no universo da capoeira como expressão viva da cultura popular brasileira.

Com 6 minutos de duração, classificação livre e interpretação em Libras, o curto traz à tona a força simbólica e coletivo dessa prática ancestral que une dança, luta, música e espiritualidade. Muito além da performance física, a capoeira é apresentada como um espaço de preservação da memória e como instrumento de afirmação identitária em meio aos desafios do tempo presente.

O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e conto com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), integrando os esforços de fomento à produção artística local e à valorização das manifestações tradicionais no município de Vilhena, em Rondônia.

Para além da produção audiovisual, o projeto também promove três exibições gratuitas do documentário, seguidas por rodas de conversa impactantes sobre capoeira, cultura e identidade regional. Esses encontros fortaleceram o diálogo com a comunidade e reafirmaram o papel da cultura como ferramenta de transformação e pertencimento.

"Quero expressar minha mais profunda gratidão a todas as pessoas que conseguiram a realização do documentário Batidas do Berimbau: a Arte da Capoeira em Vilhena. Esse projeto só ganhou vida graças à colaboração e entrega de cada capoeirista, apoiador, profissional da cultura e comunidade envolvida. Agradecido à Fundação Cultural de Vilhena pelo apoio fundamental, e à Lei Paulo Gustavo, que tem possibilitado que tantas vozes e expressões culturais sejam ouvidas, vistas e valorizadas. Seguimos juntos, fazendo memória da arte um caminho de pertencimento, e transformação. Muito obrigada!", disse Queitiane Rodrigues.

O documentário está disponível gratuitamente no YouTube. Para assistir, acesse:

https://youtu.be/RRiT2T3zaBQ?si=fW_yW9bSZyn6D51g

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)