Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Docentes da São Lucas vão apresentar trabalho sobre piscicultura no Equador



“Aplicação do arranjo produtivo local e da estratégia competitiva de Porter no desenvolvimento regional da piscicultura em Rondônia”. Este é o tema de trabalho elaborado pelos professores André Luís Saoncela da Costa, Coordenador dos Cursos de Administração, e Robercy Moreira da Matta Neto, Administrador da Clínica de Odontologia, da Faculdade São Lucas, que será apresentado durante a realização da XLIV Assembléia Anual do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração (Cladea), de 3 a7 de novembro na Universidade do Pacífico em Guayaquil (Equador). O trabalho é resultado de um estudo acerca da piscicultura em Rondônia, orientando-se na análise da estratégia competitiva de Michael Porter, as quais orientam nas diferentes técnicas para análise de indústrias e da concorrência de mercado, bem como em documentos oficiais e em renomados expoentes literários que tem assegurado a contribuição da piscicultura como indústria. 

O estudo mostra que, com a globalização de mercados, o sucesso de uma empresa, principalmente no agronegócio, depende cada vez mais da inter-relação entre fornecedores, produtores de matéria-prima, processadores e distribuidores, apontando que a divisão tradicional entre indústria, serviço e agricultura é inadequada. “O conceito de agronegócio representa, portanto, o enfoque moderno que considera todas as empresas que produzem, processam e distribuem produtos agropecuários”, diz o estudo. Dentro do agronegócio, segundo o estudo, a piscicultura tem se apresentado como uma alternativa altamente viável para a agropecuária. “Sob a ótica da gestão do agronegócio e sustentabilidade econômica, social e ambiental, a piscicultura operacionalizada em Rondônia proporcionará orientações para uma política municipal e regional de incentivo à mesma, visto que, no estado, a piscicultura tem um vasto potencial para o desenvolvimento sustentável, dado às condições ambientais, a necessidade local e regional por pescado e a condição estratégica para o escoamento de seus produtos, através de sua malha rodoviária, hidrovia do Madeira e iminentes projetos de integração com rede ferroviária nacional e a saída pelo Oceano Pacífico”, destaca o documento. A proposta do trabalho é apresentar a Piscicultura no Estado de Rondônia como um agronegócio viável e vantajoso. 

A Assembléia Anual do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração leva em consideração que a análise da pesquisa e inovação no tratamento dos problemas da América Latina deve produzir materiais de discussão que se repliquem em fóruns nacionais, visando impulsionar um processo de tomada de consciência e mudança de atitude frente aos múltiplos problemas que a América Latina enfrenta para seu desenvolvimento sustentável. Trata-se de um esforço conjunto com o objetivo de desenvolver formas de encontros permanentes onde a colaboração, a pesquisa e o desenvolvimento de novas carreiras levem a América Latina a um lugar de destaque de competitividade das nações, fundamentada no valor de contribuição de seu talento humano.

Fonte: Chagas Pereira 165 DRT/RO 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe