Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Divino começa romaria em Guajará-Mirim


Divino começa romaria em Guajará-Mirim - Gente de Opinião

A Irmandade Divino Espírito Santo de Guajará-Mirim, organização religiosa responsável pela realização da romaria do Divino na Pérola do Mamoré, atuante desde a década de sessenta, iniciou sua agenda de peregrinação no final da tarde deste último domingo de março, 31.

Após o ato religioso que abriu oficialmente a romaria do Divino deste ano, realizado na Igreja dedicada ao Divino, localizada no Bairro São José, o cortejo da Irmandade seguiu pelas ruas do bairro, até alcançar a residência da devota e católica praticante senhora Cleci Mercado, primeira família a ser visitada este ano pelo cortejo romeiro do Divino.

Na segunda-feira, 1º de abril, após o almoço servido aos romeiros pelo anfitrião e devoto Senhor Francisco Quintão, a corte do Divino seguiu rumo ao Distrito do Iata, 3ª linha, iniciando o período de romaria rural, que vai até o dia 14 de abril.

Entre os dias 15 de março e 19 de maio, a Irmandade do Divino promoverá a romaria urbana, na sede do município, Também realizará, dia 18, a cerimônia de levantamento do mastro e no dia 26 o ritual da retirada do mastro.

O cortejo tem como Imperador o Senhor Gregório Dias Furtado, sendo o Vice Imperador Teotônio Sobrinho. A Senhora Neuza Carneiro de Oliveira ocupa a função de Imperatriz, tendo como Vice a Senhora Mônica Leocárdia. O Senhor Francisco Pereira da Cruz é o Carregador da Coroa e José Paiva é o Alferes da Bandeira, que tem como Auxiliar de Alferes o Senhor Edson Pereira da Costa. O Senhor Euclides Brasil é o Capitão do Mastro. A romaria do Divino tem como Caixeiros: Raylson Dantas (primeiro) e Hélio Pereira da Silva (segundo).

Na festa final, o Divino de Guajará-Mirim reúne por volta de duas mil pessoas, entre romeiros, visitantes e ribeirinhos, pessoas humildes e católicas de profunda fé, que agradecem as “graças” alcançadas. São devotos seguidores desta tradicional romaria religiosa, já consolidada como turística, realizada em terras da Pérola do Mamoré.

Fonte: Ariel Argobe


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio