Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Dia do Trabalho, IFRO comemora formação de profissionais


 
Comemorado no Brasil e vários outros países, o feriado nacional do Dia do Trabalho (1º/05) é dedicado a festas, manifestações, exposições e eventos reivindicatórios. Para o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) é uma data a ser comemorada. Uma vez que na sexta-feira (29/04), mais 20 profissionais se formaram no Campus Colorado do Oeste, nos Cursos Tecnológicos em Laticínios e Gestão Ambiental. E no mês passado, o Campus Ji-Paraná diplomou 28 técnicos nas áreas de Florestas e de Informática.Dia do Trabalho, IFRO comemora formação de profissionais - Gente de Opinião

Segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ter formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho. O estudo “A educação profissional e você no mercado de trabalho” também constatou que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade inferior.

De acordo com informações do MEC, a pesquisa da FGV reforça um estudo anterior, feito com estudantes egressos da rede federal de educação profissional. O levantamento, divulgado em 2008, demonstrou a empregabilidade de 72% dos técnicos de nível médio formados de 2003 a 2007 pelos institutos federais.

No dia da formatura, o Diretor-Geral do Campus Ji-Paraná, Vonivaldo Gonçalves Leão, afirmou que aquele momento foi a coroação de uma etapa muito importante dos trabalhos realizados pela instituição. “Lembro do início de nossas atividades em 2009, e agora já estamos lançando técnicos no mercado de trabalho”, disse. Para Vonivaldo é grande a satisfação e orgulho por ver o resultado de muito trabalho, esforço e dedicação de todos.

O Diretor-Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos, enfatiza o trabalho que começou sob a denominação Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste. A unidade é a mais antiga da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia, sendo que neste ano completará 18 anos de criação. Instituída por meio da Lei n.º 8.670, de 30 de junho de 1993 e transformada em autarquia em 16 de novembro do mesmo ano, através da Lei n.º 8.731/93, o Campus iniciou suas atividades didático-pedagógicas em 13/02/95.

“A partir de 1997 começamos a formar nossos primeiros técnicos para o mercado de trabalho, contribuindo muito com o setor agropecuário do Estado de Rondônia. Nesses 14 anos já são mais de 500 técnicos e tecnólogos formados”, diz Carlos Henrique. Atualmente o Campus oferece os seguintes cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Aquicultura, Superior em Tecnológico em Laticínios, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Biologia, Engenharia Agronômica e Especialização em PROEJA.

IFRO – Os Institutos Federais foram criados pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Nessa legislação se reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o País, transformando-os em 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia distribuídos pelo território nacional. Implantando em Rondônia, o IFRO surgiu como resultado da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia (à época em processo de implantação com Unidades em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena) e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste.

Além de Colorado e Ji-Paraná, entre 2011 e 2012 também começam a se formar profissionais nos Campi Ariquemes, Porto Velho, Vilhena e Cacoal.

Para cumprir a missão institucional, de não apenas qualificar trabalhadores, mas formar cidadãos, o professor Carlos Henrique dos Santos lembra a atuação dos servidores que compõem o Instituto. São cerca de 400 trabalhadores, entre técnicos administrativos e professores, que atuam em Rondônia. Ele aproveita para homenagear a todos, falando ainda sobre a importância de refletir sobre a data. “Nos últimos oito anos as condições de trabalho tem melhorado bastante”, diz sobre as conquistas obtidas pelo IFRO.
 

Serviço

O que – IFRO lembra Dia do Trabalho a partir da formação de novos profissionais

Quando – 1º de maio de 2011

Onde – Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia


Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio