Sábado, 30 de abril de 2011 - 09h24
Comemorado no Brasil e vários outros países, o feriado nacional do Dia do Trabalho (1º/05) é dedicado a festas, manifestações, exposições e eventos reivindicatórios. Para o IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) é uma data a ser comemorada. Uma vez que na sexta-feira (29/04), mais 20 profissionais se formaram no Campus Colorado do Oeste, nos Cursos Tecnológicos em Laticínios e Gestão Ambiental. E no mês passado, o Campus Ji-Paraná diplomou 28 técnicos nas áreas de Florestas e de Informática.
Segundo pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ter formação profissional aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho. O estudo “A educação profissional e você no mercado de trabalho” também constatou que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em confronto com candidatos com escolaridade inferior.
De acordo com informações do MEC, a pesquisa da FGV reforça um estudo anterior, feito com estudantes egressos da rede federal de educação profissional. O levantamento, divulgado em 2008, demonstrou a empregabilidade de 72% dos técnicos de nível médio formados de 2003 a 2007 pelos institutos federais.
No dia da formatura, o Diretor-Geral do Campus Ji-Paraná, Vonivaldo Gonçalves Leão, afirmou que aquele momento foi a coroação de uma etapa muito importante dos trabalhos realizados pela instituição. “Lembro do início de nossas atividades em 2009, e agora já estamos lançando técnicos no mercado de trabalho”, disse. Para Vonivaldo é grande a satisfação e orgulho por ver o resultado de muito trabalho, esforço e dedicação de todos.
O Diretor-Geral do Campus Colorado, Carlos Henrique dos Santos, enfatiza o trabalho que começou sob a denominação Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste. A unidade é a mais antiga da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia, sendo que neste ano completará 18 anos de criação. Instituída por meio da Lei n.º 8.670, de 30 de junho de 1993 e transformada em autarquia em 16 de novembro do mesmo ano, através da Lei n.º 8.731/93, o Campus iniciou suas atividades didático-pedagógicas em 13/02/95.
“A partir de 1997 começamos a formar nossos primeiros técnicos para o mercado de trabalho, contribuindo muito com o setor agropecuário do Estado de Rondônia. Nesses 14 anos já são mais de 500 técnicos e tecnólogos formados”, diz Carlos Henrique. Atualmente o Campus oferece os seguintes cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Aquicultura, Superior em Tecnológico em Laticínios, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Biologia, Engenharia Agronômica e Especialização em PROEJA.
IFRO – Os Institutos Federais foram criados pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Nessa legislação se reorganizou a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o País, transformando-os em 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia distribuídos pelo território nacional. Implantando em Rondônia, o IFRO surgiu como resultado da integração da Escola Técnica Federal de Rondônia (à época em processo de implantação com Unidades em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena) e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste.
Além de Colorado e Ji-Paraná, entre 2011 e 2012 também começam a se formar profissionais nos Campi Ariquemes, Porto Velho, Vilhena e Cacoal.
Para cumprir a missão institucional, de não apenas qualificar trabalhadores, mas formar cidadãos, o professor Carlos Henrique dos Santos lembra a atuação dos servidores que compõem o Instituto. São cerca de 400 trabalhadores, entre técnicos administrativos e professores, que atuam em Rondônia. Ele aproveita para homenagear a todos, falando ainda sobre a importância de refletir sobre a data. “Nos últimos oito anos as condições de trabalho tem melhorado bastante”, diz sobre as conquistas obtidas pelo IFRO.
Serviço
O que – IFRO lembra Dia do Trabalho a partir da formação de novos profissionais
Quando – 1º de maio de 2011
Onde – Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Fonte: Rosália Silva
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)