Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Dia de São João - 24 de junho


 
Santo muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

Gente de Opinião

No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados no dia 24 são "para acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras que são acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à terra.

As fogueiras dedicadas a esse santo têm forma de uma pirâmide com a base arredondada.

O levantamento do mastro de São João se dá no anoitecer da véspera do dia 24. O mastro, composto por uma madeira resistente, roliça, uniforme e lisa, carrega uma bandeira que pode ter dois formatos, em triângulo com a imagem dos três santos, São João, Santo Antônio e São Pedro; ou em forma de caixa, com apenas a figura de São João do carneirinho. A bandeira é colocada no topo do mastro.

O responsável pelo mastro, que é chamado de "capitão" deve, juntamente com o "alferes da bandeira", responsável pela mesma, sair da véspera do dia em direção ao local onde será levantado o mastro.

Contra a tradição que a bandeira deve ser colocada por uma criança que lembre as feições do santo.

O levantamento é acompanhado pelos devotos e por um padre que realiza as orações e benze o mastro.

Uma outra tradição muito comum é a lavagem do santo, que é feita por seu padrinho, pessoa que está pagando por alguma graça alcançada.

A lavagem geralmente é feita à meia-noite da véspera do dia 24 em um rio, riacho, lagoa ou córrego. O padrinho recebe da madrinha a imagem do santo e lava-o com uma cuia, caneca ou concha. Depois da lavagem , o padrinho entrega a imagem à madrinha que a seca com uma toalha de linho.

Durante a lavagem é comum lavar os pés, rosto e mãos dos santos com o intuito de proteção, porém, diz a tradição que se alguma pessoa olhar a imagem de São João refletida na água iluminada pelas velas da procissão, não estará vivo para a procissão do ano seguinte.

Fonte: Arte Educação

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Porto Velho vai se tornar um espaço de criação, aprendizado e inspiração para amantes do cinema, colocando o protagonismo feminino, a diversidade e

Hino “Céus de Rondônia” em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira

Hino “Céus de Rondônia” em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira

A valorização da comunidade surda e a promoção da acessibilidade cultural serão os destaques do evento “Cinema, Literatura e Direitos Humanos”, que

Caldeirão do Diabo - Contos Garimpeiros será lançado em evento multicultural

Caldeirão do Diabo - Contos Garimpeiros será lançado em evento multicultural

Os bastidores do trabalho no garimpo na Amazônia com seus perigos e peculiaridades são abordadas no livro "O Caldeirão do Diabo - Contos Garimpeiros

Performance de Desirée Duwe para “Crepúsculo Amazônico” já disponível na internet

Performance de Desirée Duwe para “Crepúsculo Amazônico” já disponível na internet

Pianista premiada interpreta obra de Waldemar de Matos e celebra legado musical de Porto VelhoJá está disponível na internet a performance da premia

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)