Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Debate reúne poetas e entusiastas em poesia, em Porto Velho


  Debate reúne poetas e entusiastas em poesia, em Porto Velho - Gente de Opinião

“É De Poesia Que o Mundo Precisa” terá presença de Celdo Braga, Salgado Maranhão, Antônio Cândido da Silva, Vinícius Fernandes

É claro que o mundo existiria sem poesia. Mas será que valeria a pena? É possível aturar o mundo apenas com o olhar objetivo sem o subjetivismo da arte? No dia nove de outubro, o Teatro 1 do Sesc Esplanada, em Porto Velho, será o ponto de encontro para quem acredita que não. O debate “É De Poesia Que o Mundo Precisa” reunirá poetas e e entusiastas para mostrar que a poesia e a arte são os elementos que tornam a vida colorida, divertida e emocionante.

Os convidados da edição 2015 serão músico, compositor e poeta amazonense Celdo Braga; o jornalista, compositor e escritor maranhense Salgado Maranhão; o poeta, romancista e historiador amazonense Antônio Cândido da Silva e o sociólogo e antropólogo carioca, Vinícius Fernandes. O debate terá a mediação de Fernanda Kopanakis e contará com a participação da comunidade local e de alunas de escolas da região.

Mas antes do debate em si, haverá espaço para a apresentação de obras dos convidados. Celdo Barros, atualmente fundador do Grupo Imbaúba, com o qual já lançou sete fonogramas além de livros e CD's, deverá apresentar ao público o seu último último trabalho, lançado no DVD “O poeta e o passinho”. Formado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, também é autor dos livros “O Eco das Águas”, 1992, Água e Farinha”, 1998, “Varal – sonhos ao sol”, 2010; e “Estações”, 2011. A temática, como sempre, são os valores culturais da Amazônia, uma forma de traduzir as belezas da região.

Salgado Maranhão, já publicou dez livros. Foi vencedor de prêmios como Jabuti, em 1999, com o livro “Mural de ventos” e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2011, por “A cor da palavra”. Teve seus poemas estão traduzidos em inglês, italiano, francês, alemão, sueco, hebraico, japonês e esperanto. Como compositor, possui gravações e parcerias com grandes nomes da música nacional, como Alcione, Elba Ramalho, Dominguinhos, Paulino da Viola, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso.

Formado em letras pela Universidade Federal de Rondônia, Antônio Cândido da Silva é membro Fundador da União Brasileira dos Escritores UBE e Membro da Academia de Letras de Rondônia. Ao todo, já escreveu seis romances, como “Lydia Xavier”, "Diaruií" e "Porão dos Condenados”, além de dois livros de poesias, "Passarela de emoções" "Da janela por onde o tempo passa”.

Vinícius Fernandes da Silva é atualmente Professor Efetivo de Ciências Sociais/Sociologia no Colégio Pedro II - Unidade Tijjuca II e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, gênero, poesia, literatura, artes, prosa, conhecimento, violência e serviço social. É responsável pelo Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge.

“É de poesia que o mundo precisa”, acontece na sexta-feira dia 09 outubro, às 08:30 da manhã, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. A entrada é grátis.

O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural. Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Fonte:  Jurandir Costa

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio