Sexta-feira, 25 de setembro de 2015 - 18h04
“É De Poesia Que o Mundo Precisa” terá presença de Celdo Braga, Salgado Maranhão, Antônio Cândido da Silva, Vinícius Fernandes
É claro que o mundo existiria sem poesia. Mas será que valeria a pena? É possível aturar o mundo apenas com o olhar objetivo sem o subjetivismo da arte? No dia nove de outubro, o Teatro 1 do Sesc Esplanada, em Porto Velho, será o ponto de encontro para quem acredita que não. O debate “É De Poesia Que o Mundo Precisa” reunirá poetas e e entusiastas para mostrar que a poesia e a arte são os elementos que tornam a vida colorida, divertida e emocionante.
Os convidados da edição 2015 serão músico, compositor e poeta amazonense Celdo Braga; o jornalista, compositor e escritor maranhense Salgado Maranhão; o poeta, romancista e historiador amazonense Antônio Cândido da Silva e o sociólogo e antropólogo carioca, Vinícius Fernandes. O debate terá a mediação de Fernanda Kopanakis e contará com a participação da comunidade local e de alunas de escolas da região.
Mas antes do debate em si, haverá espaço para a apresentação de obras dos convidados. Celdo Barros, atualmente fundador do Grupo Imbaúba, com o qual já lançou sete fonogramas além de livros e CD's, deverá apresentar ao público o seu último último trabalho, lançado no DVD “O poeta e o passinho”. Formado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, também é autor dos livros “O Eco das Águas”, 1992, Água e Farinha”, 1998, “Varal – sonhos ao sol”, 2010; e “Estações”, 2011. A temática, como sempre, são os valores culturais da Amazônia, uma forma de traduzir as belezas da região.
Salgado Maranhão, já publicou dez livros. Foi vencedor de prêmios como Jabuti, em 1999, com o livro “Mural de ventos” e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2011, por “A cor da palavra”. Teve seus poemas estão traduzidos em inglês, italiano, francês, alemão, sueco, hebraico, japonês e esperanto. Como compositor, possui gravações e parcerias com grandes nomes da música nacional, como Alcione, Elba Ramalho, Dominguinhos, Paulino da Viola, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso.
Formado em letras pela Universidade Federal de Rondônia, Antônio Cândido da Silva é membro Fundador da União Brasileira dos Escritores UBE e Membro da Academia de Letras de Rondônia. Ao todo, já escreveu seis romances, como “Lydia Xavier”, "Diaruií" e "Porão dos Condenados”, além de dois livros de poesias, "Passarela de emoções" "Da janela por onde o tempo passa”.
Vinícius Fernandes da Silva é atualmente Professor Efetivo de Ciências Sociais/Sociologia no Colégio Pedro II - Unidade Tijjuca II e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, gênero, poesia, literatura, artes, prosa, conhecimento, violência e serviço social. É responsável pelo Blog PALAVRAS SOBRE QUALQUER COISA desde 2007, e em 2011 lançou o livro de mesmo nome pela Editora Multifoco. Possui o espaço literário "Palavras, Películas e Cidades" na plataforma Obvious Lounge.
“É de poesia que o mundo precisa”, acontece na sexta-feira dia 09 outubro, às 08:30 da manhã, no Teatro 1 do Sesc Esplanada. A entrada é grátis.
O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural. Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.
Fonte: Jurandir Costa
Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição
Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus
O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa