Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

CURTAMAZÔNIA e Rota do Cinema


 
Cinema sem fronteira

A convite da Secretaria de Cultura da cidade de Guajará Mirim através do secretário Dayan Saldanha e da alcadia de Guayaramerin na Bolívia pelo alcaide Alexander Guzman, a “Rota do Cinema” apresenta os 18 filmes convidados nessas exibições: “Como comer um elefante” de Jansen Raveira, RJ, “Tainá-Kan, a grande Estrela” de Adriana Figueiredo, RJ, “Os anjos do meio da praça“ de Alê Camargo e Camila Carrossine, SP, “O pescador de sonhos” de Igor Pitta Simões, SC, “O catador de sonhos” de Humberto Rosa e Thairon Mendes, RJ, “Na maior pindaíba” de Jair Rangel de Souza, RO, “Maridos, amantes e pisantes” de Ângelo Defanti, RJ, “Pornoghafico” de Haroldo Borges e Paula Gomes, BA, “Sombras na Cabine” de Alexandre Araújo, SP, “E agora o que nois ramú cume?” de Daniel Luiz Batista, AM, “Dossiê Rê Bordosa” de Cesar Cabral, SP; “Doido Lelê” de Ceci Alves, BA; “Olhar de João” de Mariley Carneiro, GO, “O cinegrafista de Rondon” de Jurandyr Noronha, RJ, “Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos” de Camilo Cavalcante, PE, “Miró, preto, pobre, poeta e periférico” de Wilson Freire, PE, “Taba, querida Taba” de Luiz Brito, RO.
 

Exibições duram 2 dias em cada cidade

As exibições em Guayaramerin – Bolívia, acontecerá na praça em frente a alcadia municipal (prefeitura) nos dias 18 e 19 de dezembro. E nos dias 20 e 21 de dezembro na cidade de Guajará Mirim na praça central (em frente a Radio Educadora) a partir de 7 da noite. Os filmes convidados fazem parte do acervo do mais novo empreendimento cultural de Rondônia o CURTAMAZÔNIA - Festival de Cinema (100% rondoniense) realizado em maio de 2010 em Porto Velho.
 

Produção 100% rondoniense

A “Rota do Cinema” através do CURTAMAZÔNIA ao exibir filmes nacionais e regionais estarão propiciando como presente de fim de ano à população da cidade de Guajará Mirim e Guayaramerin o documentário “Duelo na Fronteira” de Carlos Levy, RO, filme que retrata a história dos bois bumbás na fronteira: Flor do Campo e Malhadinho, com produção da C.L. Comunicações.
 

Parcerias – Turismo

Com os países vizinhos e as cidades incluídas na “Rota do Cinema”, nossa meta e objetivo é de estabelecer e fortalecer novos laços culturais e turísticos através da sétima arte, exibindo os nossos filmes. Propor parcerias com fornecedores e fortalecer as existentes (hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e apoio da mídia regional e nacional). Criar e oportunizar emprego e renda também aos nossos profissionais e demais fornecedores que atuam direta e indiretamente no projeto, além de contribuir e incentivar o turismo regional.
 

Metas para o futuro

O Festival encerra as exibições de 2010 na fronteira, com a proposta de em 2011 continuar levando o conhecimento através do cinema à nossa população com o CURTAMAZÔNIA e a “Rota do Cinema”. Além de exibições, buscaremos parcerias junto as prefeituras e entidades interessadas em oferecer ao público iniciante ou profissionais, cursos específicos que atendam a nossa realidade e a nossa demanda. Essas serão algumas das ações que iremos fortalecer nos próximos anos, cujo propósito é incentivar, fomentar e procurar alternativas para aumentar a produção do audiovisual rondoniense que ainda é “tímida” em relação ao mercado nacional.
 

Promoção e agradecimentos

A promoção das exibições é uma parceria da Associação Curta Amazônia entre a Prefeitura de Guajará Mirim e alcadia de Guayaramerin, com apoio da Marinha Boliviana, ABD/RO, Maporé, Comitê Binacional Brasil/Bolívia, Itamaraty (consulado brasileiro na Bolívia), Sítio do Chicão, com apoio na divulgação da imprensa rondoniense, “prensa” boliviana, com realização da “Rota do Cinema”. E gostariamos de agradecer aos amigos, fornecedores, patrocinadores, imprensa em geral, que em 2011 seja um ano de paz e fraternidade entre todos. Vida longa ao cinema brasileiro! Vida longa ao CURTAMAZÔNIA!

Fonte: Ascom/ [email protected]
 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu