Segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 - 09h29
Cinema sem fronteira
A convite da Secretaria de Cultura da cidade de Guajará Mirim através do secretário Dayan Saldanha e da alcadia de Guayaramerin na Bolívia pelo alcaide Alexander Guzman, a “Rota do Cinema” apresenta os 18 filmes convidados nessas exibições: “Como comer um elefante” de Jansen Raveira, RJ, “Tainá-Kan, a grande Estrela” de Adriana Figueiredo, RJ, “Os anjos do meio da praça“ de Alê Camargo e Camila Carrossine, SP, “O pescador de sonhos” de Igor Pitta Simões, SC, “O catador de sonhos” de Humberto Rosa e Thairon Mendes, RJ, “Na maior pindaíba” de Jair Rangel de Souza, RO, “Maridos, amantes e pisantes” de Ângelo Defanti, RJ, “Pornoghafico” de Haroldo Borges e Paula Gomes, BA, “Sombras na Cabine” de Alexandre Araújo, SP, “E agora o que nois ramú cume?” de Daniel Luiz Batista, AM, “Dossiê Rê Bordosa” de Cesar Cabral, SP; “Doido Lelê” de Ceci Alves, BA; “Olhar de João” de Mariley Carneiro, GO, “O cinegrafista de Rondon” de Jurandyr Noronha, RJ, “Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos” de Camilo Cavalcante, PE, “Miró, preto, pobre, poeta e periférico” de Wilson Freire, PE, “Taba, querida Taba” de Luiz Brito, RO.
Exibições duram 2 dias em cada cidade
As exibições em Guayaramerin – Bolívia, acontecerá na praça em frente a alcadia municipal (prefeitura) nos dias 18 e 19 de dezembro. E nos dias 20 e 21 de dezembro na cidade de Guajará Mirim na praça central (em frente a Radio Educadora) a partir de 7 da noite. Os filmes convidados fazem parte do acervo do mais novo empreendimento cultural de Rondônia o CURTAMAZÔNIA - Festival de Cinema (100% rondoniense) realizado em maio de 2010 em Porto Velho.
Produção 100% rondoniense
A “Rota do Cinema” através do CURTAMAZÔNIA ao exibir filmes nacionais e regionais estarão propiciando como presente de fim de ano à população da cidade de Guajará Mirim e Guayaramerin o documentário “Duelo na Fronteira” de Carlos Levy, RO, filme que retrata a história dos bois bumbás na fronteira: Flor do Campo e Malhadinho, com produção da C.L. Comunicações.
Parcerias – Turismo
Com os países vizinhos e as cidades incluídas na “Rota do Cinema”, nossa meta e objetivo é de estabelecer e fortalecer novos laços culturais e turísticos através da sétima arte, exibindo os nossos filmes. Propor parcerias com fornecedores e fortalecer as existentes (hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e apoio da mídia regional e nacional). Criar e oportunizar emprego e renda também aos nossos profissionais e demais fornecedores que atuam direta e indiretamente no projeto, além de contribuir e incentivar o turismo regional.
Metas para o futuro
O Festival encerra as exibições de 2010 na fronteira, com a proposta de em 2011 continuar levando o conhecimento através do cinema à nossa população com o CURTAMAZÔNIA e a “Rota do Cinema”. Além de exibições, buscaremos parcerias junto as prefeituras e entidades interessadas em oferecer ao público iniciante ou profissionais, cursos específicos que atendam a nossa realidade e a nossa demanda. Essas serão algumas das ações que iremos fortalecer nos próximos anos, cujo propósito é incentivar, fomentar e procurar alternativas para aumentar a produção do audiovisual rondoniense que ainda é “tímida” em relação ao mercado nacional.
Promoção e agradecimentos
A promoção das exibições é uma parceria da Associação Curta Amazônia entre a Prefeitura de Guajará Mirim e alcadia de Guayaramerin, com apoio da Marinha Boliviana, ABD/RO, Maporé, Comitê Binacional Brasil/Bolívia, Itamaraty (consulado brasileiro na Bolívia), Sítio do Chicão, com apoio na divulgação da imprensa rondoniense, “prensa” boliviana, com realização da “Rota do Cinema”. E gostariamos de agradecer aos amigos, fornecedores, patrocinadores, imprensa em geral, que em 2011 seja um ano de paz e fraternidade entre todos. Vida longa ao cinema brasileiro! Vida longa ao CURTAMAZÔNIA!
Fonte: Ascom/ festival@curtamazonia.com
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)