Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CURTAMAZÔNIA e Rota do Cinema


 
Cinema sem fronteira

A convite da Secretaria de Cultura da cidade de Guajará Mirim através do secretário Dayan Saldanha e da alcadia de Guayaramerin na Bolívia pelo alcaide Alexander Guzman, a “Rota do Cinema” apresenta os 18 filmes convidados nessas exibições: “Como comer um elefante” de Jansen Raveira, RJ, “Tainá-Kan, a grande Estrela” de Adriana Figueiredo, RJ, “Os anjos do meio da praça“ de Alê Camargo e Camila Carrossine, SP, “O pescador de sonhos” de Igor Pitta Simões, SC, “O catador de sonhos” de Humberto Rosa e Thairon Mendes, RJ, “Na maior pindaíba” de Jair Rangel de Souza, RO, “Maridos, amantes e pisantes” de Ângelo Defanti, RJ, “Pornoghafico” de Haroldo Borges e Paula Gomes, BA, “Sombras na Cabine” de Alexandre Araújo, SP, “E agora o que nois ramú cume?” de Daniel Luiz Batista, AM, “Dossiê Rê Bordosa” de Cesar Cabral, SP; “Doido Lelê” de Ceci Alves, BA; “Olhar de João” de Mariley Carneiro, GO, “O cinegrafista de Rondon” de Jurandyr Noronha, RJ, “Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos” de Camilo Cavalcante, PE, “Miró, preto, pobre, poeta e periférico” de Wilson Freire, PE, “Taba, querida Taba” de Luiz Brito, RO.
 

Exibições duram 2 dias em cada cidade

As exibições em Guayaramerin – Bolívia, acontecerá na praça em frente a alcadia municipal (prefeitura) nos dias 18 e 19 de dezembro. E nos dias 20 e 21 de dezembro na cidade de Guajará Mirim na praça central (em frente a Radio Educadora) a partir de 7 da noite. Os filmes convidados fazem parte do acervo do mais novo empreendimento cultural de Rondônia o CURTAMAZÔNIA - Festival de Cinema (100% rondoniense) realizado em maio de 2010 em Porto Velho.
 

Produção 100% rondoniense

A “Rota do Cinema” através do CURTAMAZÔNIA ao exibir filmes nacionais e regionais estarão propiciando como presente de fim de ano à população da cidade de Guajará Mirim e Guayaramerin o documentário “Duelo na Fronteira” de Carlos Levy, RO, filme que retrata a história dos bois bumbás na fronteira: Flor do Campo e Malhadinho, com produção da C.L. Comunicações.
 

Parcerias – Turismo

Com os países vizinhos e as cidades incluídas na “Rota do Cinema”, nossa meta e objetivo é de estabelecer e fortalecer novos laços culturais e turísticos através da sétima arte, exibindo os nossos filmes. Propor parcerias com fornecedores e fortalecer as existentes (hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis e apoio da mídia regional e nacional). Criar e oportunizar emprego e renda também aos nossos profissionais e demais fornecedores que atuam direta e indiretamente no projeto, além de contribuir e incentivar o turismo regional.
 

Metas para o futuro

O Festival encerra as exibições de 2010 na fronteira, com a proposta de em 2011 continuar levando o conhecimento através do cinema à nossa população com o CURTAMAZÔNIA e a “Rota do Cinema”. Além de exibições, buscaremos parcerias junto as prefeituras e entidades interessadas em oferecer ao público iniciante ou profissionais, cursos específicos que atendam a nossa realidade e a nossa demanda. Essas serão algumas das ações que iremos fortalecer nos próximos anos, cujo propósito é incentivar, fomentar e procurar alternativas para aumentar a produção do audiovisual rondoniense que ainda é “tímida” em relação ao mercado nacional.
 

Promoção e agradecimentos

A promoção das exibições é uma parceria da Associação Curta Amazônia entre a Prefeitura de Guajará Mirim e alcadia de Guayaramerin, com apoio da Marinha Boliviana, ABD/RO, Maporé, Comitê Binacional Brasil/Bolívia, Itamaraty (consulado brasileiro na Bolívia), Sítio do Chicão, com apoio na divulgação da imprensa rondoniense, “prensa” boliviana, com realização da “Rota do Cinema”. E gostariamos de agradecer aos amigos, fornecedores, patrocinadores, imprensa em geral, que em 2011 seja um ano de paz e fraternidade entre todos. Vida longa ao cinema brasileiro! Vida longa ao CURTAMAZÔNIA!

Fonte: Ascom/ festival@curtamazonia.com
 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)