Sexta-feira, 9 de julho de 2010 - 17h11
As sessões gratuitas de filmes nacionais continuam aos sábados no Ponto de Exibição da ABD/RO. O endereço dessa temporada de filmes nacionais, é na Associação Curta Amazônia na Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Bairro Baixa União, próximo ao TRE . São filmes da Programadora Brasil e do CURTAMAZÔNIA numa parceria para divulgação e formação de platéia do nosso Cinema Brasileiro, com o apoio direto da mídia rondoniense.
Filmes do dia 10 DE JULHO – SÁBADO – INÍCIO 8 DA NOITE
1) Filme da Programadora Brasil – “O trabalho dos homens”, direção e roteiro Fernando Bonassi, Ficção, 35 mm, SP, 1998, 10 min.
Sinopse: Mais uma ocorrência na cidade de São Paulo: um homem mantém uma mulher sob a mira de um revólver. A polícia chega e monta o cerco, tentando contato com o seqüestrador. Atiradores de elite também são convocados. Uma dupla se instala no alto de um prédio. Enquanto aguardam ordens pelo rádio, eles conversam.
2) Filme da Programadora Brasil – “Rota de Colisão”, direção e roteiro Roberval Duarte, RJ, 1999, Ficção, 35 mm, 12 min.
Sinopse: Após um roubo, um ladrão, um operário e um menino de rua têm seus caminhos cruzados. Nas ruas daquela metrópole do Terceiro Mundo, um destino trágico e comum os aguarda.
3) Filme da Programadora Brasil – “Balaio”, direção e roteiro Luiz Montes, SP, Ficção, 2004 , Ficção, 35 mm, 10 min.
Sinopse: O que acontece quando todos eles se reúnem em um clube? Um confronto de olhares, encenado com a tela dividida e múltiplas perspectivas. Baseado em um conto de Marçal Aquino.
4) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, – Prêmio Melhor Roteiro: Meninos e meninas de rua CFM – “Número Zero”, direção Claudia Nunes, GO, Documentário, 2010, 21 min.
Sinopse: A ONU estima a população mundial de meninos de rua em 150 milhões. Na América Latina, eles são 40 milhões. No Brasil, meninos e meninas de rua goianos encantaram-se tanto por uma câmera que apropriaram-se dela para contar suas estórias.
5) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, “Ninho dos Pequenos”, direção Ulisses Costa, RS, Ficção, 2009, 11 min.
Sinopse: Duas mulheres conversam tranquilamente à mesa de uma cafeteria. O assunto: a saudade que elas sentem dos seus filhos, um rapaz e uma moça que hoje formam um casal. A distância se tornou tal que as mulheres sequer notam a presença de jovens sentados em uma mesa próxima a elas.
O Ponto de Exibição da ABD Rondônia tem os seguintes agentes realizadores: a Programadora Brasil, FNC/SAV/MINC, CTAV, Cinemateca, o Cine Mais Cultura, a Associação Curta Amazônia, ABD Rondônia, ABD Nacional, Maporé e colaboradores.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)