Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CURTAMAZÔNIA: Cinema em circuito não-comercial


 
E continua a temporada de exibições de filmes nacionais com sessões gratuitas, que acontecem todos os sábados no Ponto de Exibição da ABD/RO. E, nesse sábado tem mais filmes românticos que retratam o romantismo nas produções nacionais. Temos 03 filmes da Programadora Brasil de interpretações livres filmadas no Brasil que retratam algumas reflexões sobre o “amar”, e no final da sessão 02 filmes premiados de curta-metragens do CURTAMAZÔNIA/2010,  o primeiro reportando sobre um artista plástico do Mato Grosso do Sul, e o segundo filme de Goiás reportando sobre o Meio Ambiente.

O endereço dessa temporada de filmes nacionais, com sessões gratuitas, é na Associação Curta Amazônia na Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Bairro Baixa União, próximo ao TRE.

 

Filmes do dia 03 DE JULHO – SÁBADO – INÍCIO 8 DA NOITE

1) Filme da Programadora Brasil – “Trópico das Cabras”, direção e roteiro Fernando Coimbra, Ficção, 35 mm, SP, 2007, 24 min.

            Sinopse: Neste roadmovie, um casal em crise parte do litoral para o interior de São Paulo, num Chevette, para salvar ou perder de vez sua relação.

2) Filme da Programadora Brasil – “Interlúdio”, direção e roteiro Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, RS, 1983, Ficção, 35 mm, 8 min.

            Sinopse: Entre um amor desesperado, daqueles que acabam com a louça no chão, e uma paixão romântica, daquelas que parecem nunca acabar, um freqüentador de supermercados tem um caso passageiro com a menina do caixa.

3) Filme da Programadora Brasil – “AMOR!”, direção e roteiro José Roberto Torero, SP, Ficção, 1994 , Ficção, 35 mm, 14 min.

            Sinopse: Amor (Substantivo abstrato): 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. 2. Atração física e natural entre animais. (Aurélio Buarque de Holanda, Novo Dicionário da Língua Portuguesa, p. 86).

4) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA,  – Prêmio Melhor Direção – Cândido Alberto da Fonseca - “Beto Lima – O intérprete das flores”, direção Cândido Alberto da Fonseca, MS, Documentário, 2010, 13 min.

Sinopse: Documentário sobre o artista plástico Beto Lima que morreu de AIDS antes da conclusão do seu filme. Sabedor de sua doença, durante as filmagens ele solicitou ao diretor e roteirista do seu documentário que não fizesse um filme triste sobre o seu trabalho. Seu desejo foi atendido.

5) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, Prêmio Melhor Filme Ambiental – “Olhar de João”, direção Mariley Carneiro, GO, Documentário, 2010, 20 min.

Sinopse:  Pensar como a natureza pensa. Mas como é pensar como a natureza pensa, se a gente não a percebe e a despreza? Ela grita, agoniza, pede socorro, mas quem vê? O documentário Olhar de João mostra a forma singular com que o fotógrafo João Caetano vê as faces e formas ocultas em pedras, troncos, flores e frutos. Um alerta através da fotografia.

A mídia eletrônica, em especial, a dos Sites Jornalísticos e Blogs Rondonienses, Jornais Impressos e Programas de TVs tem sido fundamental na divulgação do Cinema Nacional, por isso acreditamos que estão contribuindo na formação de platéia e fomentando o pensamento crítico em torno da produção brasileira, e conseqüentemente, havendo esse reconhecimento público das produções alternativas que são exibidas em circuitos não-comerciais, e realizadas por Cineastas Brasileiros. E aqui no Ponto de Exibição da ABD Rondônia temos os seguintes agentes realizadores: a Programadora Brasil, FNC/SAV/MINC, CTAV, Cinemateca, o Cine Mais Cultura, a Associação Curta Amazônia,  ABD Rondônia, ABD Nacional, Maporé e colaboradores.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)