Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

CURTAMAZÔNIA Apresenta: Solidões Urbanas



Confira os títulos que serão exibidos no Cine Clube ABD/RO. “Apesar de terem sido produções em épocas e contextos distintos, aproximam-se ao apresentarem visões pouco alentadoras da vida na metrópole. O trânsito por gêneros variados (ficção, documentário) ou a distância geográfica e geracional não impedem que os diretores destes curtas usem a linguagem cinematográfica para problematizar a experiência urbana na contemporaneidade”. “Marcus Mello”, Crítico de Cinema gaúcho.

 

* Filmes do dia 04 DE SETEMBRO – SÁBADO – INÍCIO 8 DA NOITE

 

1) Acervo de Filmes da Programadora Brasil:

a) “A voz da Felicidade”, direção e roteiro Nelson Nadotti,  RS, 1987, Ficção, 35 mm.

            Sinopse:  Amaro Amaral põe no ar “A voz da felicidade”, um quadro de seu programa de TV. Disca um número de telefone ao acaso e estabelece um diálogo absurdo com Maria, dona-de-casa entregue à sua angústia. Show business versus carência afetiva: quem sairá vencedor?

b) “Seu pai já disse que isso não é brinquedo”, direção, roteiro e produção Kiko Mollica, SP, 2003, Ficção, 35 mm.

            Sinopse: Conheça a história de Vamberto e sua namorada Jéssica por meio das inúmeras câmeras espalhadas pela cidade de São Paulo. Veja o que a polícia viu e o que não viu, mas poderia ter visto. Descubra porque privacidade hoje em dia é uma questão de sorte.

c) “Ângelo anda sumido”, direção Jorge Furtado, roteiro Rosângela Cortinhas e Jorge Furtado, RS, 1997, Ficcão, 35 mm

            Sinopse: Dois velhos amigos se reencontram e combinam de jantar juntos, mas em seguida voltam a se perder no labirinto de grades, cercas e muros de uma grande cidade.

d) “Invisíveis prazeres cotidianos”, direção e roteiro Jorane Castro, PA, 2004, Documentário, vídeo.

            Sinopse:  A partir dos textos de cinco blogs sobre Belém – diários virtuais criados por jovens locais, a diretora costurou depoimentos dos blogueiros, que mostram uma visão contemporânea e particular da cidade.

 

2) Acervo de Filmes do Festival de Cinema CURTAMAZÔNIA:

a) “Anjo”, direção e roteiro Carlos Reis, RO, 2009, Ficção, vídeo.

            Sinopse:  Um encontro após anos de espera e um sensível olhar sobre o tempo.

b) “Lágrimas do Céu”, direção Mariza Rodrigeus/Lene Rodrigues e Raquel Brandão, 2005, AM, Ficção, vídeo.

            Sinopse: É muito difícil a luta da família do pequeno Rafael, que está esperando um possível doador de coração para salvar a sua vida. Lágrimas no Céu mostra a triste realidade, da demora pela espera da doação de órgãos, que infelizmente muitas pessoas não tem conhecimento sobre a doação e acabam não doando e assim não dando oportunidade para alguns que querem continuar a viver.

* Filmes são para serem vistos! – João Batista Pimentel – Cineclubista

O endereço das sessões gratuitas é na Associação Curta Amazônia na Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Bairro Baixa União, próximo ao TRE.

O Cine Clube ABD Rondônia tem os seguintes agentes realizadores: a Programadora Brasil, FNC/SAV/MINC, CTAV, Cinemateca, o Cine Mais Cultura, a Associação Curta Amazônia,  ABD Rondônia, ABD Nacional, Maporé e colaboradores. E apoio cultural da mídia rondoniense.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio