Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CurtaAmazônia: Têm filmes da PB, RJ, MT, AM, AC e RO



Nesse sábado, teremos 6 filmes de 6 estados brasileiros sendo exibidos no Ponto de Exibição da ABD/RO. O endereço das sessões gratuitas é na Associação Curta Amazônia na Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Bairro Baixa União, próximo ao TRE . São filmes da Programadora Brasil e do CURTAMAZÔNIA numa parceria na divulgação e formação de platéia do nosso Cinema Nacional, com o apoio direto da mídia rondoniense.

* Filmes do dia 17 DE JULHO – SÁBADO – 20 horas

1) Filme da Programadora Brasil – “O cão sedento”, direção Bruno de Sales, Ficção, 16 mm, PB, 10 min.
Sinopse: Em 1970, uma série de roubos de carros abala João Pessoa. O serial Killer rouba, mata e queima suas vítimas, sem derramar uma gota de sangue.

2) Filme da Programadora Brasil – “Bala Perdida”, direção e roteiro Victor Lopes, RJ, 2004, Ficção, 35 mm, 14 min.
Sinopse: Numa tarde de sol, numa praça do Rio de Janeiro, começa um tiroteiro. O tempo volta um minuto para revelar as histórias de várias pessoas que testemunham os disparos. São pessoas muito diferentes, todas expostas à trajetória das balas. Qualquer um pode morrer.

3) Filme da Programadora Brasil – “Baseado em fatos reais”, direção e roteiro Bruno Bini, MT, Ficção, 2001, Ficção, 35 mm, 17 min.
Sinopse: Uma dívida. Uma lâmpada. Uma bíblia. Um revólver. Você acha que não, mas poderia ter acontecido com você.

4) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, – “E agora o que nois ramú cumê”, direção Daniel Luiz Batista, AM , Animação, 2009, 2min 40 seg.
Sinopse: Em algum lugar do nordeste, Zé é um homem comum e preguiçoso, com três filhos e uma mulher furiosa que necessitam comer. Com muita esperança Zé e o seu fiel escudeiro, o cachorro desbravam a seca em busca de alimento.

5) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, “Aos trancos e barrancos”, direção Ney Ricardo da Silva, AC, Documentário, 2007, 22 min.
Sinopse: Aborda o processo de assimilação e resistência dos seringueiros que migraram para a zona urbana de Rio Branco. O vídeo mostra desde a expulsão desses trabalhadores rurais das suas colocações pelos fazendeiros, até a permanência na cidade, por meio dos depoimentos daqueles que vivenciaram os conflitos, gerados pela chegada da frente capitalista, que se alastraram da floresta para a zona periférica da capital.

6) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, “Um olhar sobre o progresso”, direção Marivaldo Lago, RO, Ambiental, 2010, 9 min.
Sinopse: Um jovem apaixonado pela Amazônia, tenta conscientizar a todos sobre a importância de preservar a natureza e os monumentos históricos da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O jovem gosta de passear por estes monumentos. Gosta de denunciar os impactos ambientais através de fotografias, mas ele sabe que depois das construções das hidrelétricas, muitas coisas irão mudar, e muitos trechos da EFMM, se perderá para sempre.

O Ponto de Exibição da ABD Rondônia tem os seguintes agentes realizadores: a Programadora Brasil, FNC/SAV/MINC, CTAV, Cinemateca, o Cine Mais Cultura, a Associação Curta Amazônia, ABD Rondônia, ABD Nacional, Maporé e colaboradores.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)