Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CurtaAmazônia: Têm filmes da PB, RJ, MT, AM, AC e RO



Nesse sábado, teremos 6 filmes de 6 estados brasileiros sendo exibidos no Ponto de Exibição da ABD/RO. O endereço das sessões gratuitas é na Associação Curta Amazônia na Rua Raimundo Cantuária, 712-B, Bairro Baixa União, próximo ao TRE . São filmes da Programadora Brasil e do CURTAMAZÔNIA numa parceria na divulgação e formação de platéia do nosso Cinema Nacional, com o apoio direto da mídia rondoniense.

* Filmes do dia 17 DE JULHO – SÁBADO – 20 horas

1) Filme da Programadora Brasil – “O cão sedento”, direção Bruno de Sales, Ficção, 16 mm, PB, 10 min.
Sinopse: Em 1970, uma série de roubos de carros abala João Pessoa. O serial Killer rouba, mata e queima suas vítimas, sem derramar uma gota de sangue.

2) Filme da Programadora Brasil – “Bala Perdida”, direção e roteiro Victor Lopes, RJ, 2004, Ficção, 35 mm, 14 min.
Sinopse: Numa tarde de sol, numa praça do Rio de Janeiro, começa um tiroteiro. O tempo volta um minuto para revelar as histórias de várias pessoas que testemunham os disparos. São pessoas muito diferentes, todas expostas à trajetória das balas. Qualquer um pode morrer.

3) Filme da Programadora Brasil – “Baseado em fatos reais”, direção e roteiro Bruno Bini, MT, Ficção, 2001, Ficção, 35 mm, 17 min.
Sinopse: Uma dívida. Uma lâmpada. Uma bíblia. Um revólver. Você acha que não, mas poderia ter acontecido com você.

4) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, – “E agora o que nois ramú cumê”, direção Daniel Luiz Batista, AM , Animação, 2009, 2min 40 seg.
Sinopse: Em algum lugar do nordeste, Zé é um homem comum e preguiçoso, com três filhos e uma mulher furiosa que necessitam comer. Com muita esperança Zé e o seu fiel escudeiro, o cachorro desbravam a seca em busca de alimento.

5) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, “Aos trancos e barrancos”, direção Ney Ricardo da Silva, AC, Documentário, 2007, 22 min.
Sinopse: Aborda o processo de assimilação e resistência dos seringueiros que migraram para a zona urbana de Rio Branco. O vídeo mostra desde a expulsão desses trabalhadores rurais das suas colocações pelos fazendeiros, até a permanência na cidade, por meio dos depoimentos daqueles que vivenciaram os conflitos, gerados pela chegada da frente capitalista, que se alastraram da floresta para a zona periférica da capital.

6) Filme do Acervo CURTAMAZÔNIA, “Um olhar sobre o progresso”, direção Marivaldo Lago, RO, Ambiental, 2010, 9 min.
Sinopse: Um jovem apaixonado pela Amazônia, tenta conscientizar a todos sobre a importância de preservar a natureza e os monumentos históricos da antiga Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O jovem gosta de passear por estes monumentos. Gosta de denunciar os impactos ambientais através de fotografias, mas ele sabe que depois das construções das hidrelétricas, muitas coisas irão mudar, e muitos trechos da EFMM, se perderá para sempre.

O Ponto de Exibição da ABD Rondônia tem os seguintes agentes realizadores: a Programadora Brasil, FNC/SAV/MINC, CTAV, Cinemateca, o Cine Mais Cultura, a Associação Curta Amazônia, ABD Rondônia, ABD Nacional, Maporé e colaboradores.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)