Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

CURTA-METRAGEM 'BALANCEIA' SERÁ EXIBIDO EM FESTIVAL NORDESTINO DE CINEMA


CURTA-METRAGEM 'BALANCEIA' SERÁ EXIBIDO EM FESTIVAL NORDESTINO DE CINEMA - Gente de Opinião
 

Após ser exibido plateias de Rondônia, Amazonas, Goiás e Módica, na Itália, o curta-metragem “Balanceia”, de Juraci Júnior e Thiago Oliveira, será apresentado pela primeira vez no nordeste brasileiro. O Festival de Cinema de Palmácia, no Ceará, terá sua abertura oficial hoje (24), às 16h e o curta integra a programação de abertura do festival.

CURTA-METRAGEM 'BALANCEIA' SERÁ EXIBIDO EM FESTIVAL NORDESTINO DE CINEMA - Gente de Opinião

Além da exibição do curta rondoniense, o único selecionado da Região Norte, hoje também serão exibidas as obras “Causos Palmacianos”, de Marcos Lucas, do Ceará, “O Menino e o Louco”, de Julia Ferreira, da Bahia, “Os Gatos de Ulthar” de Antônio Ramon, do Ceará, “Cinematopia”, de João Niella, do Rio de Janeiro e “A Formidável Fabriqueta de Sonhos da Menina Bethina”, de Tiago Ribeiro, do Rio Grande do Sul.

CURTA-METRAGEM 'BALANCEIA' SERÁ EXIBIDO EM FESTIVAL NORDESTINO DE CINEMA - Gente de Opinião

O filme

Uma viagem à ilha tupinambarana de Parintins provoca uma fusão de sentimentos em um homem. As memórias sobre o Festival Folclórico pedem espaço na mente, durante a viagem de volta no barco sobre as águas barrentas do Rio Amazonas. Além do peito pulsar com as lembranças da marujada do Boi Caprichoso e da batucada do Boi Garantido, ribeirinhos protagonizam uma cena inesquecível.

Balanceia reúne, em pouco mais de sete minutos, imagens reais do Festival Folclórico de Parintins de 2017 e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades ao longo o Rio Amazonas. O filme traz, sob a ótica de um turista, um olhar sobre a atmosfera que une a paixão de um povo pelo seu folclore e a relação entre o homem e a natureza.

Ainda no mês de abril, “Balanceia” será exibido no Festival de Cinema de Três Pontas, Minas Gerais, em maio no Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, onde concorre nas categorias Melhor Direção, Roteiro, Montagem, Trilha e Melhor Filme e no ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental de São Sebastião, no litoral paulista.

Fonte: Folk Produções / Foto: Rafael Oliveira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)