Quinta-feira, 8 de maio de 2025 - 08h11

O curta-metragem “Amazônia Viva: Cultura e Biodiversidade no Ensino de Vilhena” foi lançado na Escola Municipal Almirante Tamandaré, localizada no bairro Cristo Rei, em Vilhena (RO), na quinta-feira, 24 de abril. A obra, que tem 10 minutos de duração, classificação livre e conta com interpretação em Libras, foi exibida gratuitamente para os alunos, seguida de uma roda de conversa sobre biodiversidade e cultura regional.
O curta-metragem foi dirigido pelo sociólogo e produtor cultural Márcio Guilhermon e roteirizado por Andréia Machado, que também assina a produção cultural do projeto. A equipe ainda contou com Vanessa Vitória S. Machado como assistente de produção, Washington Kuipers na cinegrafia, edição de vídeo e direção de fotografia, além de Ana Paula Seixas como intérprete de Libras.
Com uma abordagem sensível e educativa, o documentário destaca a riqueza da biodiversidade amazônica presente no cotidiano escolar de Vilhena, revelando como o meio ambiente e a cultura local se entrelaçam de forma única e inspiradora.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), com apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

Segundo Marcio Guilhermon, a obra tem como objetivo central valorizar a conexão entre a natureza amazônica e os saberes culturais da região dentro do ambiente escolar, promovendo acessibilidade e inclusão cultural.
“Este curta é fruto de um trabalho coletivo que busca valorizar a biodiversidade e a cultura local dentro do ambiente educacional. A Amazônia está presente no nosso cotidiano, nas plantas do quintal, nos costumes, nas histórias e nas tradições das pessoas de nossa região. Queremos que os estudantes se reconheçam nesse território e compreendam a importância de preservá-lo. ”
A produção está disponível para o público em geral e pode ser assistida no seguinte link:
Galeria de Imagens
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)