Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Curso de xilogravura apoiado pela prefeitura


Curso de xilogravura apoiado pela prefeitura  - Gente de Opinião

 A Fundação Cultural Iaripuna, por meio do projeto Arte de Todos, está apoiando o curso de xilogravura, que acontece no teatro Banzeiros com duração de três meses. Angella Schilling, professora e coordenadora do curso de xilografia explica que esse já é o terceiro curso de xilogravura coordenado por ela em Porto Velho, sendo o primeiro apoiado pela fundação Iaripuna. Das 15 vagas disponibilizadas pelo curso, 11 foram preenchidas e os futuros técnicos desta arte se mostram muito interessados pelas aulas além da produção incansável de trabalhos.

Os cursos ministrados na Capital renderam frutos, como a participação confirmada de nove trabalhos, de gravadores rondonienses na 10ª Bienal Internacional de Gravuras Prêmio Acqui que será realizado na cidade de Acqui Terme na Itália neste ano. Após a bienal, os trabalhos dos gravadores farão parte do museu de gravura na Itália. Há 37 anos como gravadora (como é conhecido o profissional da xilografia), Angella relata que a técnica depende muito do raciocínio, intelecto e esforço físico do aluno. Os trabalhos do gravador levam em média de um á dois meses para ficar pronto, para então imprimir e expor o resultado.

 

Curso de xilogravura apoiado pela prefeitura  - Gente de Opinião

Entrega de diplomas

O término do curso de xilogravura está marcado para o próximo dia 13, ás 9hs com uma programação que vai de um café da manhã, exposição de trabalhos e matrizes, exibição de vídeos de montagem dos trabalhos ao longo do curso e entrega de diplomas.

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. È um processo muito parecido com um carimbo.

Fonte: Saulo Bezerra
Fotos: Quintela

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)