Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Crônicas Guajaramirenses: Eureca, a minha carga está adúltera...


Crônicas Guajaramirenses: Eureca, a minha carga está adúltera... - Gente de OpiniãoExistem pessoas que adoram falar difícil. Fixam-se em algumas palavras e esquecem de verificar o significado, os acentos e os tempos dos verbos.

Meu pai costumava contar as conversas que mantinha com um dos seus Assessores mais próximos, sempre disposto a demonstrar intimidade com o idioma pátrio. E sem se socorrer do dicionário lhe sapecava frases cômicas que lhe doíam a audição:

–Chefe, hoje amanheci com aquela “monotônia” de amargar...

Lá pelas tantas, um dia, a carga de uma das embarcações do Serviço de Navegação do Guaporé chegou vinda de Vila Bela da Santíssima Trindade, com evidentes sinais de violação. E o intrépido colaborador não titubeou:

—Patrão, a carga chegou “adúltera”, temos que trazer um “périto” para verificar o “Status Quo Vadis” da mercadoria...
CLIQUE E LEIA MAIS NA COLUNA DO MEMBRO DE OPINIÃO DA ACLER E MEMBRO FUNDADOR DA ACADEMIA GUAJARAMIRENSE DE LETRAS, PAULO CORDEIRO SALDANHA.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia

Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)