Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Cremero elege SUS e ensino médico como prioridades para o ENEM



O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) apontou o Sistema Único de Saúde (SUS), o plano de cargos e salários para os médicos e a preocupação com a qualidade do ensino médico como prioridades a serem discutidas durante o Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM) que acontece em julho em Brasília-DF.

As pautas foram definidas neste final de semana, durante o Fórum Estadual Pré-Enem, realizado no auditório do Cremero, em Porto Velho. No evento, estiveram reunidos representantes das entidades médicos, residentes, diretores de hospitais públicos e privados, sociedades de especialidades, Simero (Sindicato Médico de Rondônia), AMR (Associação Médica de Rondônia) e acadêmicos de medicina.

Além de apontar falhas e pontos positivos do SUS, os participantes fizeram uma ampla reflexão sobre o ensino de medicina no Estado, destacando o aumento no número de escolas e a qualidade dos cursos.

Na abertura do evento, na noite da última sexta-feira (07), os médicos Edson de Oliveira Andrade e Wirlande da Luz ministraram palestra sobre os temas relacionados na pauta.

Edson Andrade apontou as falhas nos cursos de medicina e fez um alerta para a falta de algumas especialidades. Segundo ele, a maioria dos residentes, hoje, opta por dermatologia devido o maior apelo monetário. “Por outro lado, faltam pediatras, neurocirurgiões e nefrologistas. Isso acontece porque a dermatologia tem um forte apelo econômico”, explica.

Wirlande da Luz, que palestrou sobre o financiamento e administração em saúde pública – mercado de trabalho e remuneração, fez duras críticas a Câmara Federal que, apesar de ter muitos projetos de leis que favorecem a atividade médica, não legisla a favor do profissional. “Os projetos começam a tramitar, mas, quando atingem as grandes corporações ou grupos estratégicos, emperram e acabam engavetados”, explica.

Evento colhe sugestões

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Inês Motta, destacou a importância do Fórum Estadual Pré-Enem, realizado nesse fim de semana no auditório do Cremero, em Porto Velho, lembrando que o evento concentra o pensamento das entidades médicas do Estado.

Debatendo questões como a formação do médico, medicina suplementar e plano de cargos e salários, o evento reuniu sugestões que serão apresentadas, no encontro Nacional das entidades Médicos, marcado para o mês de julho, em Brasília.

Para a presidente do Cremero, o problema da má administração dos recursos público deve ser amplamente discutido. “Vamos brigar junto a classe política para que o recurso da saúde seja usado integralmente na saúde e não fatiado, como acontece hoje”.

Fonte: Ascom/Cremero
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio