Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cremero elege SUS e ensino médico como prioridades para o ENEM



O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) apontou o Sistema Único de Saúde (SUS), o plano de cargos e salários para os médicos e a preocupação com a qualidade do ensino médico como prioridades a serem discutidas durante o Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM) que acontece em julho em Brasília-DF.

As pautas foram definidas neste final de semana, durante o Fórum Estadual Pré-Enem, realizado no auditório do Cremero, em Porto Velho. No evento, estiveram reunidos representantes das entidades médicos, residentes, diretores de hospitais públicos e privados, sociedades de especialidades, Simero (Sindicato Médico de Rondônia), AMR (Associação Médica de Rondônia) e acadêmicos de medicina.

Além de apontar falhas e pontos positivos do SUS, os participantes fizeram uma ampla reflexão sobre o ensino de medicina no Estado, destacando o aumento no número de escolas e a qualidade dos cursos.

Na abertura do evento, na noite da última sexta-feira (07), os médicos Edson de Oliveira Andrade e Wirlande da Luz ministraram palestra sobre os temas relacionados na pauta.

Edson Andrade apontou as falhas nos cursos de medicina e fez um alerta para a falta de algumas especialidades. Segundo ele, a maioria dos residentes, hoje, opta por dermatologia devido o maior apelo monetário. “Por outro lado, faltam pediatras, neurocirurgiões e nefrologistas. Isso acontece porque a dermatologia tem um forte apelo econômico”, explica.

Wirlande da Luz, que palestrou sobre o financiamento e administração em saúde pública – mercado de trabalho e remuneração, fez duras críticas a Câmara Federal que, apesar de ter muitos projetos de leis que favorecem a atividade médica, não legisla a favor do profissional. “Os projetos começam a tramitar, mas, quando atingem as grandes corporações ou grupos estratégicos, emperram e acabam engavetados”, explica.

Evento colhe sugestões

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Inês Motta, destacou a importância do Fórum Estadual Pré-Enem, realizado nesse fim de semana no auditório do Cremero, em Porto Velho, lembrando que o evento concentra o pensamento das entidades médicas do Estado.

Debatendo questões como a formação do médico, medicina suplementar e plano de cargos e salários, o evento reuniu sugestões que serão apresentadas, no encontro Nacional das entidades Médicos, marcado para o mês de julho, em Brasília.

Para a presidente do Cremero, o problema da má administração dos recursos público deve ser amplamente discutido. “Vamos brigar junto a classe política para que o recurso da saúde seja usado integralmente na saúde e não fatiado, como acontece hoje”.

Fonte: Ascom/Cremero
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)