Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Creches municipais terão 150% a mais de vagas em 2012


 
O Fórum Estadual da Educação Infantil promoveu ontem, terça-feira (28), um encontro com representantes das secretarias municipais de educação de todo o Estado. A reunião, que ocorreu no auditório do Ministério Público Estadual, serviu para se ampliar o debate sobre a busca por investimentos na educação infantil. A secretária municipal de Porto Velho, Fátima Ferreira, que compõe o grupo gestor do Fórum, aproveitou a oportunidade para anunciar a construção de oito novas creches na Capital, que abrirão 2,5 mil novas vagas para crianças de zero a três anos na rede pública do município.

Além da secretária Fátima, também fazem parte do grupo gestor do Fórum, a coordenadora pedagógica da Semed, Glaucia Negreiros e as professoras Francisca Serrão, Amanda Carvalho, Rosinete Jesus e Terezinha Ferreira. A mesa diretora do encontro contou com a presença do secretário municipal de Campo Novo, Márcio Murata, da coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Mara Regina, e da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Angela Aguiar.

O Fórum é um movimento social não-governamental criado para lutar por investimentos no setor, promovendo discussões nos municípios. Em 2011, um dos desafios é ampliar a parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), além de buscar recursos para a construção de uma sede própria para o Fórum e ampliar as reuniões para períodos quinzenais. Também ficou definido durante o encontro que, no dia 31 de agosto, Porto Velho irá sediar um encontro dos Fóruns de Educação Infantil da região Norte do País.

Os participantes ainda receberam um termo de adesão ao Fórum e também ao Conselho dos Direitos da Mulher, além de uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha, como preparação à Conferência da Mulher, que acontece em Porto Velho no final de agosto.

Segundo a secretária Fátima, os recursos destinados à construção das oito novas creches já foram liberados, e as obras devem começar nos próximos meses. A intenção é fazer com que as 2,5 mil novas vagas para crianças de zero a três anos já estejam disponíveis a partir do próximo ano letivo, com as matrículas iniciando em novembro. “Esse é o nosso sonho”, salientou. Atualmente, a rede municipal mantém 1.596 crianças matriculadas em creches, além de outras 9,8 mil estudando na pré-escola, na faixa etária dos 4 a 5 anos. Quatro das oito novas escolas serão construídas na zona Leste, onde foi identificado o principal déficit de carência de vagas. Com as 2,5 mil novas vagas, a ampliação nas creches municipais será de 150% no número de crianças matriculadas.

Fonte: Róbinson Gambôa

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória

Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)