Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de abril de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Coral Vozes do Madeira dá dicas sobre qualidade de vida


 
O Coral Vozes do Madeira, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, implementa a sua forma de interagir com seus integrantes, serventuários da Justiça e demais pessoas da sociedade, que acessam o site www.tjro.jus.br, com a implantação do "news letter" - novos artigos -, informativo que aborda a importância do canto em relação a qualidade de vida.

Nesta primeira edição, com o título: canto, logo existo!, o artigo relata que o canto é uma ferramenta educacional musical que contribui para integração e socialização de diversas comunidades e grupos sociais de cultura diversas, assim como, profissionais das mais variadas áreas. Esse relacionamento dá-se pela transmissão de valores relacionais necessário ao bom convívio em grupo e desperta o senso crítico e a motivação pessoal em cada em cada indivíduo, independentemente da sua escolarização ou classe social.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Gabriela Fernandes, o "Coral Vozes do Madeira" faz parte do Planejamento Estratégico do TJRO e visa o aprimoramento do fortalecimento interpessoal tanto dos participantes quantos das pessoas que assistem as apresentações. 

CANTO, LOGO EXISTO! 

O canto coral é uma relevante manifestação educacional musical e uma importante ferramenta de integração social. Os trabalhos com grupos vocais nas mais diversas comunidades, empresas, instituições e centros comunitários podem, por meio de uma prática vocal bem conduzida e orientada, realizar a integração entre os mais diversos profissionais, pertencentes a diversas classes socioeconômicas e culturais, auxiliando a construção de uma personalidade voltada à transmissão de valores relacionais necessários a um bom convívio em grupo. Também a prática do canto coral traduz-se como uma questão de atitude, na igualdade e na transmissão de conhecimentos novos para todas as pessoas, independente da origem social, faixa etária ou grau de instrução, envolvendo-as no fazer o “novo” por meio do relacionamento interpessoal. 

Permite o conhecimento da voz de cada um e do seu aparelho fonador. Propicia a realização da produção vocal em conjunto, culminando no prazer estético e na alegria de cada execução com qualidade e reconhecimento mútuos. O canto coral permite a produção de arte acessível e de boa qualidade levados ao conhecimento de todos por meio de apresentações públicas. Além disso, os conhecimentos adquiridos pelos participantes do coral influenciam na apreciação artística, no senso crítico e na motivação pessoal de cada um, independentemente de seu capital cultural, escolar ou social. 

O Canto coral é cultura, é lazer, é qualidade de vida. Participe!


Fonte: MAESTRINA RAQUEL LYRIO / TJRO
Email: raquellyrio@yahoo.com.br 

Mais Sobre Cultura

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

4 Curiosidades sobre o sacrifício de animais nas religiões afro-brasileiras

Existem diversas religiões afro-brasileiras em grande crescimento no Brasil que defendem o sacrifício de animais para vários fins.Pode parecer algo

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

Escolas podem agendar visita à exposição que celebra o amor, a vida e a morte

As instituições de ensino interessadas em agendar uma visita, seguida de debate, às duas exposições fotográficas multimídia “O Amor é Filho do Tempo”

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

União de conhecimento científico e tradicional é foco de encontro de parteiras da Amazônia

Aconteceu em Tefé, no Amazonas, o 12ª Encontro de Parteiras com o objetivo de disseminar técnicas para aprimoramento de partos em comunidades da Amazô

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Museu do videogame itinerante acontecerá em abril no Porto Velho Shopping

Porto Velho, 03 de abril de 2019 - De 13 a 28 de abril, o Porto Velho Shopping receberá o Museu do Videogame Itinerante. Com entrada gratuita e aberta