Sexta-feira, 15 de abril de 2016 - 15h03

Desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (CMPPJ), será realizado no próximo sábado (23) mais uma edição do Festival Manifesto de Hip Hop. O evento acontece na Praça do Bairro Caladinho, localizada atrás da Escola Tancredo Neves, das 19h às 22h, mas a programação terá início às 16 horas, com uma Tarde de Lazer e aula de defesa pessoal para toda a comunidade.

O coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, conta que o Festival já está no calendário da juventude portovelhense “As edições passadas foram um sucesso. O objetivo é fazer uma grande transformação através da dança, da manifestação dos b-boys, do grito de liberdade, promovendo a integração geral da comunidade com cultura, melhorando o desempenho e a atuação dos participantes das batalhas. Queremos como Coordenadoria e Prefeitura incentivar novos adeptos e proporcionando intercâmbio cultural, pois temos muitos grupos de Hip Hop na cidade”, explica.

Programação
Na programação acontece a tarde de Lazer realizada em parceria com a Semes, das 16h às 18h. Das 18h às 19h a comunidade pode aprender defesa pessoal com as aulas ministradas pelo Professor Conrado. E das 19h às 22h o Manifesto Hip Hop com batalha de b-boys. O Manifesto acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) e da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).
História
Hip Hop é um gênero musical, chamado por este nome pela primeira vez em 1978, fundado pelo DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan) que uniu sons de vários estilos musicais diferentes, como o Funk, música eletrônica e o canto falado típico do Rap. O Hip Hop é muito difundido como uma forma de protestar diante das discriminações de classes e etnias. Passou a ser uma manifestação cultural, sob as formas artísticas também da dança, da pintura e da poesia.
O gênero também engloba o rap, técnica em que o canto tem rítmica, mas se aproxima mais do falar propriamente do que do cantar; o DJ (disc jockey), o artista que une os diferentes sons criando a batida do Hip Hop; a breakdance, o estilo de dança de rua que nasceu com o Hip Hop; e o grafite, estilo de arte urbana feita em espaços públicos originalmente não destinados a isso. A dança que tipicamente acompanha o Hip Hop é a praticada na rua que contém como principais estilos o: breakdance, o locking e o popping.
Texto Rebeca Barca | Fotos Arquivo/Comdecom
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília
Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba
O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)