Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Congresso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica


“Lesões dos tendões flexores da mão”, “Escoliose idiopática juvenil”, “Tendinoses de cotovelo e mão”, “Fisioterapia no pós-cirúrgico da artroplastia total de joelho” e “Ultra-som terapêutico nas lesões tendinosas” são temas de palestras que serão ministradas nesta terça-feira, como parte da programação do I Congresso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e da IV Jornada de Fisioterapia da Faculdade São Lucas.

Na tarde desta segunda-feira, o fisioterapeuta Vinícius Gil, especialista em Eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa e graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas (SP), destacou que o Brasil vive um momento importante para o fortalecimento da fisioterapia. “Os pacientes estão cansados do tratamento baseado apenas em medicamentos”, disse. Segundo Vinícius Gil, é importante que o profissional fisioterapeuta pense no preventivo e estabeleça o trabalho em grupo, com atividades multiprofissionais, como prioridade.

Vinícius Gil ministrou palestra sobre o tema “Indicação de Órteses para a Correção Postural”. Ele destacou como fundamental a utilização de órteses na reeducação da postura, principalmente na fase de crescimento do indivíduo. Gil ainda ministrou o tema “Acupuntura na terapêutica da dor e no pós-cirúrgico de lesões ortopédicas”. Simone Oliveira Nascimento fez abordagem estatística das intercorrências ortopédicas e traumatológicas. Segundo ela, o Núcleo de Fisioterapia da Policlínica Oswaldo Cruz registrou 9.300 atendimentos de janeiro a setembro deste ano, dos quais 44,7% são na área de recuperação funcional pós-cirúrgica. Na Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas são registrados, em média, 140 atendimentos diários, sendo 40% de recuperação pós-operatória e de 33% de lesões tendinosas. “A fisioterapia tem o compromisso de propor meios para melhorias na saúde pública”, acentuou. Ainda nesta segunda-feira, o fisioterapeuta Tiago Henrique Soares de Oliveira fez palestra sobre o tema “Laser no processo de cicatrização de laceração parcial do tendão do manguito rotador”.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado

Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado

Com diálogos afiados e situações hilárias, a comédia TROCA-TROCA chega ao Distrito Federal para três apresentações imperdíveis: no dia 11 de julho,

Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural

Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural

A Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) encerrou, no último sábado (14), a segunda edição da Mostra de Teatro da Escola Livre de Teatro Wankabuki.

Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição

Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição

A comunidade de Porto Velho vivenciou, na sexta-feira (13), uma noite memorável no centenário Arraial da Igreja de Santo Antônio. Realizado na área hi

Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

Em meio a debates acalorados e excesso de informações prontas, o escritor Fernando Von Noble lança uma proposta ousada: um livro infantojuvenil que

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)