Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Congresso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica


“Lesões dos tendões flexores da mão”, “Escoliose idiopática juvenil”, “Tendinoses de cotovelo e mão”, “Fisioterapia no pós-cirúrgico da artroplastia total de joelho” e “Ultra-som terapêutico nas lesões tendinosas” são temas de palestras que serão ministradas nesta terça-feira, como parte da programação do I Congresso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica e da IV Jornada de Fisioterapia da Faculdade São Lucas.

Na tarde desta segunda-feira, o fisioterapeuta Vinícius Gil, especialista em Eletroacupuntura pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa e graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Campinas (SP), destacou que o Brasil vive um momento importante para o fortalecimento da fisioterapia. “Os pacientes estão cansados do tratamento baseado apenas em medicamentos”, disse. Segundo Vinícius Gil, é importante que o profissional fisioterapeuta pense no preventivo e estabeleça o trabalho em grupo, com atividades multiprofissionais, como prioridade.

Vinícius Gil ministrou palestra sobre o tema “Indicação de Órteses para a Correção Postural”. Ele destacou como fundamental a utilização de órteses na reeducação da postura, principalmente na fase de crescimento do indivíduo. Gil ainda ministrou o tema “Acupuntura na terapêutica da dor e no pós-cirúrgico de lesões ortopédicas”. Simone Oliveira Nascimento fez abordagem estatística das intercorrências ortopédicas e traumatológicas. Segundo ela, o Núcleo de Fisioterapia da Policlínica Oswaldo Cruz registrou 9.300 atendimentos de janeiro a setembro deste ano, dos quais 44,7% são na área de recuperação funcional pós-cirúrgica. Na Clínica de Fisioterapia da Faculdade São Lucas são registrados, em média, 140 atendimentos diários, sendo 40% de recuperação pós-operatória e de 33% de lesões tendinosas. “A fisioterapia tem o compromisso de propor meios para melhorias na saúde pública”, acentuou. Ainda nesta segunda-feira, o fisioterapeuta Tiago Henrique Soares de Oliveira fez palestra sobre o tema “Laser no processo de cicatrização de laceração parcial do tendão do manguito rotador”.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)