Segunda-feira, 21 de março de 2011 - 16h55
Com recursos de R$ 3 milhões já garantidos no orçamento para este ano, a implantação da Universidade Estadual de Rondônia começa a ser discutida pelo Governo do Estado. Nesta Semana, uma reunião entre o Governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), o deputado
estadual Jesualdo Pires (PSB), a coordenadora da Universidade Aberta (UAB) da Unir, Cristiane Guilherme e a coordenadora da UAB em Ji-Paraná, Antônia Lúcia, realizaram a primeira reunião visando tirar o projeto do papel.
A idéia inicial é que a instituição utilize a estrutura física das escolas estaduais, aproveitando a mão de obra dos profissionais que já estão no quadro de funcionários do Governo, e com contratação por concurso público apenas de profissionais em áreas específicas que o Estado não possui em seus quadros funcionais.
O modelo a ser implantado inicialmente é de uma universidade com ensino virtual de excelência, que possa mesclar o modelo EAD (EDUCAÇÃO À DISTANCIA), com as inúmeras formas disponíveis de se levar a qualquer canto do Estado de Rondônia um padrão de educação de qualidade. “Será um modelo que possa atender acadêmicos em todo o Estado de Rondônia. De agora em diante, vamos tratar da efetivação da idéia”, disse Confúcio.
O Governador ressaltou ainda que em sua administração pretende modernizar o Ensino Médio, implantando laboratórios e bibliotecas, e ampliando sua área de abrangência para o profissionalizante, assinando convênios com SENAI, SESI e o IFRO.
Para o deputado estadual Jesualdo Pires, responsável em assegurar os recursos de R$ 3milhões no orçamento do Estado para a Unestado, a nova instituição deverá manter uma relação de proximidade com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Devemos fazer uma integração entre a universidade federal e a estadual. Temos o projeto quase pronto com as microrregiões e vamos envolver, a pedido do governador, também as comunidades indígenas e ribeirinhas, a fim de estender o beneficio educacional a todos aqueles que quiserem participar da construção desta nova instituição de ensino superior”, disse.
Para as docentes da Unir, a Universidade Estadual é uma necessidade latente da sociedade rondoniense. “É com ensino superior de qualidade que se consegue desenvolver um Estado. Em Rondônia, infelizmente ainda há muito a ser percorrido. Entretanto, com a implantação da Universidade pelo Governo de Rondônia estaremos dando um passo importante”, ressaltou a coordenadora da Universidade Aberta, Cristiane Guilherme.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube
Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52
O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória
Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)