Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Confúcio discute implantação da Universidade Estadual


 

Com recursos de R$ 3 milhões já garantidos no orçamento para este ano, a implantação da Universidade Estadual de Rondônia começa a ser discutida pelo Governo do Estado. Nesta Semana, uma reunião entre o Governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), o deputado Confúcio discute implantação da Universidade Estadual - Gente de Opiniãoestadual Jesualdo Pires (PSB), a coordenadora da Universidade Aberta (UAB) da Unir, Cristiane Guilherme e a coordenadora da UAB em Ji-Paraná, Antônia Lúcia, realizaram a primeira reunião visando tirar o projeto do papel.

A idéia inicial é que a instituição utilize a estrutura física das escolas estaduais, aproveitando a mão de obra dos profissionais que já estão no quadro de funcionários do Governo, e com contratação por concurso público apenas de profissionais em áreas específicas que o Estado não possui em seus quadros funcionais.

O modelo a ser implantado inicialmente é de uma universidade com ensino virtual de excelência, que possa mesclar o modelo EAD (EDUCAÇÃO À DISTANCIA), com as inúmeras formas disponíveis de se levar a qualquer canto do Estado de Rondônia um padrão de educação de qualidade. “Será um modelo que possa atender acadêmicos em todo o Estado de Rondônia. De agora em diante, vamos tratar da efetivação da idéia”, disse Confúcio.

O Governador ressaltou ainda que em sua administração pretende modernizar o Ensino Médio, implantando laboratórios e bibliotecas, e ampliando sua área de abrangência para o profissionalizante, assinando convênios com SENAI, SESI e o IFRO.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires, responsável em assegurar os recursos de R$ 3milhões no orçamento do Estado para a Unestado, a nova instituição deverá manter uma relação de proximidade com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Devemos fazer uma integração entre a universidade federal e a estadual. Temos o projeto quase pronto com as microrregiões e vamos envolver, a pedido do governador, também as comunidades indígenas e ribeirinhas, a fim de estender o beneficio educacional a todos aqueles que quiserem participar da construção desta nova instituição de ensino superior”, disse.

Para as docentes da Unir, a Universidade Estadual é uma necessidade latente da sociedade rondoniense. “É com ensino superior de qualidade que se consegue desenvolver um Estado. Em Rondônia, infelizmente ainda há muito a ser percorrido. Entretanto, com a implantação da Universidade pelo Governo de Rondônia estaremos dando um passo importante”, ressaltou a coordenadora da Universidade Aberta, Cristiane Guilherme.

Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

Grupo Rovema lança campanha de incentivo à leitura

No dia 23 de abril, o Grupo Rovema lança uma campanha especial em celebração ao Dia Mundial do Livro. A iniciativa visa promover o hábito da leitura

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

Porto Velho recebe o Amazônia das Palavras 3ª Edição

No próximo dia 30 de abril, terça-feira, a cidade de Porto Velho será a primeira das oito cidades amazônicas a receber as atividades do Amazônia das

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

Espetáculo “Bizarrus” reestreia dia 25 de abril, no Teatro Palácio das Artes

O Governo de Rondônia promove a reestreia da peça teatral “Bizarrus”, encenada por reeducandos do sistema prisional de Porto Velho, no dia 25 de abr

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Em valorização à história e cultura de Porto Velho, foram sancionadas leis aprovadas pela Câmara Municipal, tornando prédios públicos, museu, sítio ar

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)