Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Confúcio discute implantação da Universidade Estadual


 

Com recursos de R$ 3 milhões já garantidos no orçamento para este ano, a implantação da Universidade Estadual de Rondônia começa a ser discutida pelo Governo do Estado. Nesta Semana, uma reunião entre o Governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), o deputado Confúcio discute implantação da Universidade Estadual - Gente de Opiniãoestadual Jesualdo Pires (PSB), a coordenadora da Universidade Aberta (UAB) da Unir, Cristiane Guilherme e a coordenadora da UAB em Ji-Paraná, Antônia Lúcia, realizaram a primeira reunião visando tirar o projeto do papel.

A idéia inicial é que a instituição utilize a estrutura física das escolas estaduais, aproveitando a mão de obra dos profissionais que já estão no quadro de funcionários do Governo, e com contratação por concurso público apenas de profissionais em áreas específicas que o Estado não possui em seus quadros funcionais.

O modelo a ser implantado inicialmente é de uma universidade com ensino virtual de excelência, que possa mesclar o modelo EAD (EDUCAÇÃO À DISTANCIA), com as inúmeras formas disponíveis de se levar a qualquer canto do Estado de Rondônia um padrão de educação de qualidade. “Será um modelo que possa atender acadêmicos em todo o Estado de Rondônia. De agora em diante, vamos tratar da efetivação da idéia”, disse Confúcio.

O Governador ressaltou ainda que em sua administração pretende modernizar o Ensino Médio, implantando laboratórios e bibliotecas, e ampliando sua área de abrangência para o profissionalizante, assinando convênios com SENAI, SESI e o IFRO.

Para o deputado estadual Jesualdo Pires, responsável em assegurar os recursos de R$ 3milhões no orçamento do Estado para a Unestado, a nova instituição deverá manter uma relação de proximidade com a Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Devemos fazer uma integração entre a universidade federal e a estadual. Temos o projeto quase pronto com as microrregiões e vamos envolver, a pedido do governador, também as comunidades indígenas e ribeirinhas, a fim de estender o beneficio educacional a todos aqueles que quiserem participar da construção desta nova instituição de ensino superior”, disse.

Para as docentes da Unir, a Universidade Estadual é uma necessidade latente da sociedade rondoniense. “É com ensino superior de qualidade que se consegue desenvolver um Estado. Em Rondônia, infelizmente ainda há muito a ser percorrido. Entretanto, com a implantação da Universidade pelo Governo de Rondônia estaremos dando um passo importante”, ressaltou a coordenadora da Universidade Aberta, Cristiane Guilherme.

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio