Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Computador e internet ainda são subutilizados nas escolas, aponta pesquisa



Pesquisa realizada em 400 escolas públicas em 13 capitais brasileiras mostra que o tradicional problema de falta de infraestrutura está sendo superado pela falta de preparo para lidar com as novas tecnologias. As escolas possuem computadores, mas falta treinamento para melhorar o uso das máquinas. Entre as instituições de ensino, 98% tem computador e 83% acesso a internet com conexão banda larga. Mas em poucas escolas os equipamentos são utilizados de forma eficiente na melhoria da aprendizagem.

“A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa.

Entre os professores entrevistados, 74% diz que foi pouco ou nada preparado para utilizar o computador como ferramenta pedagógica durante a sua formação. E mais da metade não participou de nenhum tipo de curso de atualização em tecnologias no último ano.

Nas escolas, os computadores se concentram em áreas administrativas ou no laboratório de informática. Em apenas 4% delas há máquinas nas salas de aula. Mesmo que a pesquisa indique que mais de 90% das escolas estão equipadas com computadores, Ângela aponta que não é possível dizer que o problema da infraestrutura foi superado.

“Seria simplista dizer que o problema não está na infraestrutura. A média de alunos das escolas nas capitais brasileiras é de 1 mil. E a minoria delas têm mais do que 30 computadores, então ainda temos a necessidade de ampliar a infraestrutura”, aponta. Apenas 15% das escolas têm mais de 30 máquinas, 28% entre 21 e 30, 29% entre 11 e 20 e 28% têm de um a dez.

A especialista destaca que é importante que os professores dominem não só o uso de ferramentas, mas saibam como utilizá-las na transmissão de conteúdos de forma a motivar o aprendizado. “Os jovens estão muito avançados no uso da internet, eles se comunicam em redes sociais, usam blogs, a escola precisa acompanhar isso. Mas precisa acompanhar fazendo o que é papel da escola, ou seja, na aprendizagem dos conteúdos”, defende. 

Amanda Cieglinski / Agência Brasil

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena

O minidocumentário “Rimas do Cerrado: Explorando a Cultura Hip Hop em Vilhena” foi exibido para os alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

A literatura infantil amazônica tem ganhado novos leitores nas escolas de Rondônia com o projeto “Jornada Literária de Nina Macaca pelas periferias

Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia

Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia

O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes

Porto Velho recebe a 2ª edição do Divino, manifestação centenária do Vale do Guaporé que luta pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial

Porto Velho recebe a 2ª edição do Divino, manifestação centenária do Vale do Guaporé que luta pelo reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial

A manifestação centenária dos povos do Vale do Guaporé chega à sua 2ª edição da vinda do “O Divino em Porto Velho”. Considerada uma das expressões c

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)